KB-31085: Conectando o E3 ao banco de dados PostgreSQL.

Descrição:

Como posso conectar o Elipse E3 ao banco de dados PostgreSQL? O supervisório possui conexão nativa ao banco de dados ou é necessário executar algum procedimento extra para isso?

Solução:

O PostgreSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional (SGBD), ou seja, sem relação com linguagens de programação orientadas a objetos. É considerado o mais avançado banco de dados de código aberto, e o quarto mais popular no mundo inteiro.

A partir da versão 6.5 do Elipse E3, o supervisório passou a contar com conexão nativa ao banco PostgreSQL. Para versões anteriores à 6.5, utilize o procedimento descrito abaixo.

Em versões anteriores à versão 6.5, também é possível conectar o Elipse E3 ao banco PostgreSQL. Porém, isso não se dá com suporte nativo, mas sim via ODBC. Neste caso, é preciso saber qual sua a string de conexão (pode-se encontrar esta informação na Internet, em sites como www.connectionstrings.com) para executar este procedimento via scripts. Neste modo, não se pode utilizar os objetos de banco de dados do E3, Histórico/Storage, ou o E3Query.

Tendo em vista essas limitações, sempre que você utilizar o PostgreSQL, a aplicação E3 normalmente registra todos os dados utilizando um dos bancos nativos (Access, SQLServer, Oracle), e então o banco executa periodicamente um comando direto para exportar os dados para o PostgreSQL (neste caso, pode-se utilizar uma StoredProcedure que faça isso automaticamente).

Para maiores informações sobre a conexão do Elipse E3 com o banco de dados PostgreSQL, consulte outros artigos do nosso KnowledgeBase: Biblioteca PostgreSQL, Conectando Banco de Dados PostgreSQL via rede, e Tutorial de instalação e configuração do Banco de Dados PostgreSQL. Para maiores informações outros bancos de dados e como eles se conectam ao Elipse E3, confira nossa categoria Databases.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *