Descrição:
Mesmo com a hardkey conectada em meu computador (e com o LED ligado, no caso de uma hardkey USB), o E3 não está reconhecendo a chave de produto. Como resolver esse problema?
Solução:
As tentativas de reconhecimento da hardkey são realizadas na inicialização do E3Server. Como o E3Server é um serviço executado automaticamente ao ser iniciado o Windows, a hardkey não será reconhecida caso não esteja conectada nesse momento, a não ser que o E3Server seja reiniciado. Para isso, com a hardkey conectada no computador, siga estes passos:
A) Reinicialização dos serviços do Elipse E3.
- Pare o E3Server. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do E3Admin (ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção Parar E3Server.
-
Responda Sim para a próxima pergunta, e Não para a pergunta após esta.
-
Inicie o E3Server clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do E3Admin e selecione a opção Iniciar E3Server.
-
Clique novamente no ícone do E3Admin e selecione a opção Licenças.
-
Na janela de licenças que se abre, verifique se a hardkey foi reconhecida ou se continua em modo Demo.
Se após seguir os passos citados anteriormente a hardkey continuar não sendo reconhecida, siga estes passos:
B) Remoção de drivers antigos e reinstalação do driver atualizado.
-
Repita o passo 1 do item A.
-
Responda Sim para as próximas duas perguntas.
-
Baixe a última versão do driver de reconhecimento da hardkey (Hasp SRM Install (haspdinst)) através deste link.
-
Descompacte o arquivo em uma pasta, e desative qualquer tipo de antivírus.
-
Execute o aplicativo Haspdinst.exe através da linha de comando (menu Iniciar – Executar) com as opções -FR -KP -PURGE. Por exemplo,
"C:\Arquivos de Programas\Elipse Software\Elipse E3\HASP\haspdinst.exe" -FR -KP -PURGE
-
Execute o aplicativo Haspdinst.exe (salvo anteriormente) com a opção -i. Por exemplo,
"C:\Arquivos de Programas\Elipse Software\Elipse E3\HASP\haspdinst.exe" -i
-
Ao serem executados tanto o passo 5 quanto o passo 6, as seguintes caixas de mensagens devem aparecer em tela:
-
Reinicie o computador.
-
Execute o E3.
Se ainda assim a hardkey não for reconhecida, entre em contato com o suporte técnico da Elipse Software.
Nenhum dos comandos acima funcionaram. Precisa colocar mais detalhes.
Boa tarde José,
Existem outros motivos para que a chave não seja reconhecida, como por exemplo a versão do software instalado.
Você poderia enviar a programação desta chave (coletada através do HK Customer) para o meu e-mail: eduardo@elipse.com.br
Favor informar também a versão do software instalado.
Fiz os dois procedimento, apos reiniciar refiz o primeiro e não reconheceu. (Aparece as licenças que tem uma licença E3 studio e o server so fica em DEMO.
Não funcionou. Tenho Elipse 3.5 build 356 instalado em uma VM com Windows 7 Professional SP1.
Lucas,
Qual VM você está utilizando? Poderia informar o código de sua hardkey?
Sobre o uso de hardkeys com máquinas virtuais, verifique os seguintes artigos:
https://kb.elipse.com.br/kb38617-reconhecendo-hardkey-do-e3studio-em-maquinas-virtuais-usando-o-vmware-player/
https://kb.elipse.com.br/kb30761-rodando-o-elipse-e3-ou-elipse-scada-em-maquinas-virtuais/