Problemas comuns no Driver Modicon Modbus Master (ASC/RTU/TCP).

O protocolo Modbus é um padrão aberto, isto é: sua utilização é livre de taxas e licenciamento. Por esse motivo, ele é suportado por uma ampla variedade de equipamentos disponíveis no mercado. O driver Modicon Modbus Master (ASC/RTU/TCP) é o responsável por permitir que esses equipamentos se comuniquem com os produtos da Elipse Software.

Por causa de sua ampla utilização no mercado, percebe-se que alguns problemas são enfrentados por este driver certa frequência. Este artigo, que não se pretende exaustivo, irá compilar alguns destes problemas comuns que costumam acontecer quando o Driver Modicon Modbus Master (ASC/RTU/TCP) é utilizado em comunicação com os softwares da Elipse; logo depois da apresentação destes problemas, serão oferecidas possíveis soluções para cada caso.

Os casos aqui apresentados são baseados em situações reais acontecidas com a operação do driver Modicon Modbus Master (ASC/RTU/TCP), e por isso foram relatados em formato de artigos. Estes artigos consistem cada um em: uma descrição do problema e a subsequente solução desenvolvida para ele. Para acessar estes artigos, basta clicar nos links abaixo, reunidos na seção Artigos Relacionados.

Artigos Relacionados:


Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No1

Thoughts on “Problemas comuns no Driver Modicon Modbus Master (ASC/RTU/TCP).

  1. Bom dia, gostaria de saber se com um driver de software do elipse um simples conversor ethernet-rs485 pode operar como mestre para uma rede de dispositivos RS485 com MODBUS-RTU., ou precisarei de um gateway?

    Obrigado.

    Antônio Hamilton

    1. Bom dia Antonio,
      Se o conversor manter as características da comunicação sendo “transparente”, ou seja, mantendo o formato de dados em Modbus RTU trafegando no meio físico Ethernet, você pode utilizar um driver Modicon Modbus Master (ASC/RTU/TCP).

      Os escravos serão diferenciados via parâmetro N1 dos tags de comunicação.
      Sugiro que verifique também este artigo: https://kb.elipse.com.br/multiplos-escravos-com-conversor-rs485/.

      Realize um teste conectando no IP do conversor, e qualquer problema entre em contato.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *