Problemas Comuns no Driver Modbus: Indexação de Endereços de Registradores.

Descrição:

Um problema comum enfrentado pelo driver Modicon Modbus Master é o seguinte: a comunicação costuma ocorrer, porém os valores lidos são diferentes do esperado. Isto pode ocorrer por diferenças na indexação dos endereços de registradores utilizada pelo driver Modbus e pelo equipamento. Esta é uma situação que ocorre principalmente na leitura de variáveis de tipo FLOAT. Como posso resolver este problema?

Solução:

O Modbus pode iniciar a indexação os endereços de seus registradores a partir de 0 ou a partir de 1. Se a indexação do driver não estiver “casada” com os valores corretos, é possível que ocorram leituras de valores incorretos, ou até mesmo acessos a endereços inválidos. É importante, então, que a indexação do equipamento ocorra a partir do valor esperado, seja ele 0 ou 1.

Para contornar essa situação, utilize a janela de configurações do driver e, na aba Modbus, marque a propriedade Data Address Model Offset de acordo com o padrão de endereçamento empregado pelo equipamento (iniciando em 0 ou 1). Para descobrir o padrão de endereçamento de cada equipamento, consulte a documentação fornecida pelo fabricante.

 

Artigos Relacionados:


Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *