Exportando relatório como arquivo protegido com senha.

Descrição:

Como posso gerar e exportar um relatório em PDF protegido por uma senha, que será requisitada quando o relatório for aberto?

Solução:

O Relatório é um componente ActiveX do Elipse E3 chamado ActiveReport. Ele permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do sistema, bem como de dados armazenados em Banco de Dados (Alarmes, Históricos, Consultas e Fórmulas). Para utilizar o Relatório, primeiramente clique com o botão direito no item Visualização – Relatórios do Organizer, em modo Domínio; então, selecione a opção Inserir Relatório em, e logo após o nome do projeto desejado

É possível gerar e exportar um relatório protegido por uma senha. Para adicionar esta funcionalidade de segurança,  utilize as seguintes propriedades: OwnerPassword e UserPassword. Estas propriedades pertencem ao método GetExportFilter do relatório.

Portanto, deve-se utilizar um script como o do exemplo abaixo, com as seguintes propriedades e métodos. Este script deve ser adicionado ao evento que gera o relatório (geralmente, o evento Click de um botão Gerar Relatório).

Exemplo:

set report = Application.LoadReport("RelatorioAlarmes")
set exportfilter = report.GetExportFilter("PDF")
exportfilter.OwnerPassword = "Password"
exportfilter.UserPassword = "Password"
report.Export exportfilter, "C:\Relatorio1.pdf"

Notas:

  • A propriedade OwnerPassword é onde será definida a senha para o usuário com permissão de opções de edição do PDF gerado, inclusive à impressão. Esta propriedade não pode ser um campo vazio.
  • Por outro lado, a propriedade UserPassword é onde se define a senha para o usuário com permissões somente de leitura. Note que para este usuário não tem permissão para imprimir o documento.
  • Para mais informações sobre essas e outras propriedades do filtro de exportação, consulte a documentação do fabricante do componente de relatórios do E3 (ActiveReports)  indicado nos artigos relacionados abaixo.

 

Artigos Relacionados


Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *