Exportando relatório como arquivo protegido com senha.

Descrição:

Como posso gerar e exportar um relatório em PDF protegido por uma senha, que será requisitada quando o relatório for aberto?

Solução:

O Relatório é um componente ActiveX do Elipse E3 chamado ActiveReport. Ele permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do sistema, bem como de dados armazenados em Banco de Dados (Alarmes, Históricos, Consultas e Fórmulas). Para utilizar o Relatório, primeiramente clique com o botão direito no item Visualização – Relatórios do Organizer, em modo Domínio; então, selecione a opção Inserir Relatório em, e logo após o nome do projeto desejado

É possível gerar e exportar um relatório protegido por uma senha. Para adicionar esta funcionalidade de segurança,  utilize as seguintes propriedades: OwnerPassword e UserPassword. Estas propriedades pertencem ao método GetExportFilter do relatório.

Portanto, deve-se utilizar um script como o do exemplo abaixo, com as seguintes propriedades e métodos. Este script deve ser adicionado ao evento que gera o relatório (geralmente, o evento Click de um botão Gerar Relatório).

Exemplo:

set report = Application.LoadReport("RelatorioAlarmes")
set exportfilter = report.GetExportFilter("PDF")
exportfilter.OwnerPassword = "Password"
exportfilter.UserPassword = "Password"
report.Export exportfilter, "C:\Relatorio1.pdf"

Notas:

  • A propriedade OwnerPassword é onde será definida a senha para o usuário com permissão de opções de edição do PDF gerado, inclusive à impressão. Esta propriedade não pode ser um campo vazio.
  • Por outro lado, a propriedade UserPassword é onde se define a senha para o usuário com permissões somente de leitura. Note que para este usuário não tem permissão para imprimir o documento.
  • Para mais informações sobre essas e outras propriedades do filtro de exportação, consulte a documentação do fabricante do componente de relatórios do E3 (ActiveReports)  indicado nos artigos relacionados abaixo.

 

Artigos Relacionados


Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *