Criando um novo arquivo de banco de dados Access em tempo de execução.

Descrição:

Como posso criar um novo arquivo de banco de dados Access no Elipse E3 em tempo de execução?

Solução:

O Banco de Dados é um objeto do Elipse E3 utilizado com o propósito de armazenar as informações do projeto referentes aos Históricos, Fórmulas e Alarmes. Possui suporte a MDB (Microsoft Access), Oracle e Microsoft SQL Server.

O Microsoft Access é um sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft. Está incluído no Microsoft Office, e pode utilizar dados guardados em qualquer recipiente de dados guardados no ODBC. Para decidir qual o modelo de banco de dados é recomendado para o seu projeto, é possível compará-los no artigo KB-31974: Comparando modelos.

Para criar um novo arquivo de banco de dados Access via scripts, ou seja, em tempo de execução (run time), é preciso seguir alguns passos. Antes de tudo, deve-se desativar todos os objetos de banco, como: banco de dados, histórico e Storage. Logo após, é preciso fazer a alteração do arquivo do banco de dados, e ativar os objetos novamente.

Caso o usuário esteja utilizando uma tela de consulta no momento da alteração do arquivo, é preciso primeiramente atualizar esta tela.
O novo arquivo pode ser criado em tempo de execução. Para isso, temos abaixo um exemplo de código para a criação deste novo arquivo. Este código irá desativar os objetos do banco de dados, criar um novo arquivo baseado na data atual, e então reativar os objetos do BD.
Set objHist = Application.GetObject("Hist1")​ Set objDB = Application.GetObject("BancoDados1")

​'Desativa objetos de banco de dados
objDB.Deactivate()​
objHist.Deactivate()​
​
'Cria novo arquivo baseado na data atual
Call objDB.SetDBParameters("C:\CaminhoPastas\Dados_"&Day(Now)&"_"&Month(Now)&"_"&Year(Now)&".mdb", "", "", "")​
objDB.Save​
​
'Reativa os objetos de banco de dados
objDB.Activate()​
objHist.Activate()

 

Artigos Relacionados:


 

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *