Novidades da versão 2.5 do HighPerformance.

Este artigo apresenta as novidades da versão 2.5 da biblioteca HighPerformance do Elipse E3, supervisório desenvolvido pela Elipse Software.
A versão 2.5 do HighPerformance Template é compatível com E3/Power versão 6.5.151 ou superior.

Suporte a Severidade Crítica de Alarmes

Todos os objetos da biblioteca HighPerformance que utilizam a indicação de estados de alarmes foram atualizados para exibir o estado de Severidade Crítica, além dos demais estados de severidade existentes, como indicado a seguir:

Nos objetos do tipo BarGraph, foi criado também um sinalizador específico para este estado:

 

Compatibilidade com FlexControl

A versão 2.5 do HighPerformance é compatível com a solução FlexControl.

Compatibilidade com PlantModel

A versão 2.5 do HighPerformance é compatível com a modelagem de objetos do PlantModel.

Sinalizações e Logs Padronizados

A versão 2.5 traz ao usuário a possibilidade de configurar e usar sinalizações e mensagens de log dentro de um padrão consistente em toda a aplicação.

Assim, as sinalizações são categorizadas por níveis:

Nível 0 Trace Registro de valores de variáveis e estados de processos dentro de uma função
Nível 1 Debug  Informações para investigação de falhas e outros comportamentos
Nível 2 Info  Fluxo geral da aplicação e eventos regulares do sistema
Nível 3 Warn  Eventos inesperados, mas que não causam interrupção no fluxo da aplicação. São informações que podem influenciar de forma significativa a análise de um suporte
Nível 4 Error  Ocorrência de condições não esperadas ou não permitidas e que causam a interrupção do fluxo da aplicação
Nível 5 Fatal  Erros ou condições que comprometem o funcionamento geral da aplicação

 

Cada nível possui um padrão de janela de mensagem:

Assim, é possível configurar o nível de sinalização desejado na aplicação. Por exemplo, para testes, o nível 1 ou maiores podem ser os mais indicados. Já para a aplicação final que está rodando no processo, o mais indicado são os níveis superiores a 4.

O manual da biblioteca HighPerformance contém informações detalhadas sobre como utilizar este padrão. Também conta com instruções de como configurá-lo corretamente na aplicação.

Novos objetos

É possível ver os novos objetos da versão 2.5 na tela Menus da aplicação demo do HighPerformance, bem como também simular seus comportamentos.

Badges

Os objetos hpLinkIcon, hpLinkDetail e hpLinkMain ganharam o recurso de exibir badges, ou distintivos:

Estes indicadores são úteis para exibir dados relacionados ao item de menu correspondente. É possível configurar não apenas seu valor, mas também sua posição no objeto.

Accordion

O objeto hpAccordion é um menu no estilo sanfona, que exibe um único item de cada vez enquanto oculta os demais itens. Este objeto é útil para menus com muito conteúdo e que necessitem de economia de espaço em tela.

Os botões podem ser criados na própria tela não apenas com grupos de objetos de primitivas do Elipse E3  mas também com XControls criados pelo usuário.

Card

O objeto hpCard é um cartão para ser usado no fundo da tela. Sua principal função é agrupar objetos que possuem alguma similaridade na sua função ou na sua categorização. Além disso, outra função importante deste objeto é garantir um bom contraste entre o fundo da tela e objetos que indiquem estados de equipamento, através do uso da cor ColorScreenMiddleground.

No exemplo a seguir, temos duas versões do objeto, uma no modo claro e outra no modo escuro, além de um exemplo do seu uso:

No Studio, este objeto possui o recurso de exibir margens para que o usuário possa garantir o alinhamento correto do título e do conteúdo para todos os cartões que utilizar:

Tabs Bar

O objeto hpTabsBar é um item de menu organizado em forma de abas que podem ser dispostas tanto horizontalmente como verticalmente. Este objeto oferece uma forma visualmente limpa e organizada não apenas para a para navegação entre itens de uma mesma tela mas também entre telas distintas.

Este objeto permite ao usuário utilizar abas personalizadas, que terão o mesmo comportamento de base do objeto nativo do HighPerformance.

Objetos internos

Os objetos de uso interno das bibliotecas HighPerformance agora contam com o prefixo ‘~’ em seu nome. Desse modo, fica mais fácil para o usuário identificar estes objetos de uso reservado.

Temas

A função Temas foi totalmente reformulada e agora conta com:

  • 14 novos temas
  • Modos Claro/Escuro acionados em um único clique
  • 43 paletas de cores pré-configuradas
  • Configuração de comportamentos temáticos (Behaviors)
  • Configuração em árvore
  • Assistente de configuração avançada Theme Factory

Interface do assistente de configuração avançada de temas Theme Factory:

Mesmo que nova função Temas seja incompatível com a anterior, nesta versão do HighPerformance ainda é possível utilizar o módulo Temas de versões prévias.

A nova função Temas está amplamente documentada na ajuda da biblioteca e pode ser encontrada em funcionamento na aplicação de demonstração do HighPerformance.

Navegação

A função Navegação foi totalmente reformulada e agora oferece os seguintes recursos:

  • Criação de Perfis de Navegação para múltiplas estações, com base no cenário de execução de cada estação
  • Abertura simultânea de um conjunto de Telas e Monitores com um único comando
  • Configuração intuitiva de matrizes de Monitores com até 99 Monitores
  • Configuração hierárquica de navegação, em forma de árvore, simples e intuitiva
  • Quadros adaptáveis a diferentes configurações
  • Assistente de configuração de navegação

Exemplo de Perfis de Navegação:

Telas do Assistente de Configuração de Navegação:

Nesta versão da biblioteca HighPerformance, ainda é possível utilizar quadros desenvolvidos na versão anterior da função.

A nova função de Navegação está amplamente documentada na seção Ajuda da biblioteca, e portanto pode ser encontrada em funcionamento na aplicação de demonstração do HighPerformance.

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