Notificações do EPM Server.

Introdução

O EPM (Elipse Plant Manager) possui um recurso de notificações do EPM Server via e-mail. Este recurso é utilizado para avisar o usuário sobre o comportamento específico de uma variável, o status da licença, ou quaisquer outros pontos que necessitem de monitoração. Neste artigo, veremos como configurar e utilizar este recurso.

Configuração das notificações do EPM Server

Para configurar as notificações do EPM, é preciso primeiramente acessar o EPM Studio, aba Management. Uma vez lá, o primeiro passo é configurar a conta de e-mail a ser utilizada e os respectivos parâmetros do servidor de envio de e-mails:
As configurações a serem utilizadas são:
  • Sender Name: nome da pessoa que está enviando o e-mail.
  • Sender E-mail: endereço de e-mail do responsável pelo envio (usuário válido no domínio).
  • Server Address: endereço do servidor SMTP.
  • Server Port: porta padrão para o envio de e-mails.
  • Retry Attempts: número de retentativas caso ocorra algum erro no envio.
  • Username: o mesmo usuário configurado no campo Sender E-Mail.
  • Password: a senha deste usuário.
  • Enable SSL: habilitado conforme a necessidade do servidor de E-Mails.

Posteriormente a essa configuração, é necessário salvá-la através da aba Home, botão Save:

 

Envio de notificações

Em seguida, é preciso enviar uma notificação de teste para o e-mail configurado anterioromente. Para isso, vá à aba Management, e então clique na opção Send Test E-mail:

Configuração de disparos

Logo após, é preciso configurar do disparo para cada notificação. Para isto, serão selecionados os usuários cadastrados através do menu lateral esquerdo em UserAdministration – Users:
Algumas notificações pré-configuradas são exibidas na aba guia Management–Notifications. Para criar uma nova notificação, selecione o botão Insert e então configure os campos Name, Title, Message, Importance e Minimum Interval.
Em seguida, utilize o botão Insert para selecionar o(s) usuário(s) que receberá(ão) as notificações:

Configuração da condição de disparos

Logo após ter configurado a mensagem de e-mail, é preciso  informar sob qual condição ela será enviada; isso é feito na aba Filter, botão Insert:
Posteriormente, é preciso buscar uma BasicVariable previamente configurada; para este artigo, selecionamos a variável que contém a porcentagem de espaço livre no disco local:
Logo após ter selecionado a variável, as condições de execução são configuradas em Filter Expression; nesta expressão, o valor é disparado sempre que o valor corrente for menor que 5.
Finalmente, efetue esta configuração e marque a caixa de seleção da respectiva notificação; seu estado deve ser salvo na guia Home, botão Salvar.
Nota-se que o campo State da notificação foi alterado para Running; isto indica que sempre que o espaço em disco for menor que 5%, o e-mail será disparado para o contato configurado.
Assista o vídeo relacionado a este artigo em nosso canal do YouTube.
Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *