Utilizando conexões criptografadas entre Elipse OPC Proxy e EPM.

A seção “Configuração dos Proxies” do artigo Elipse OPC Proxy mostrou como configurar um Proxy comum, ou seja, sem utilizar criptografia. Como foi mostrado anteriormente, além da conexão sem criptografia, é também possível utilizar outros dois tipos de conexão:

  • [Sign:Basic256]: Utiliza o algoritmo AES com chave de 256 bits na conexão
  • [SignAndEnrypt:Basic128Rsa15]: Utiliza o algoritmo RSA com chave de 128 bits na conexão

Por isso, para que uma comunicação segura seja estabelecida entre Elipse OPC Proxy e EPM, é necessário que os certificados sejam aceitos entre as partes. Em linhas gerais:

1 – Na máquina onde está o Elipse OPC Proxy, é necessário aceitar o certificado do EPM

2 – Na máquina onde está o EPM, é necessário aceitar o certificado do Elipse OPC Proxy.

 

Aceitando um certificado do EPM na máquina onde está o Elipse OPC Proxy

Vimos este procedimento na seção Configuração dos Proxies do artigo Elipse OPC Proxy. Ao inserir o nome da máquina no campo “EPM Server” e clicar em “Search”, o campo “Server Certificate” mostra o status do certificado do EPM.  A fim de aceitar o certificado, deve-se clicar em “Accept” e selecionar a opção “Accept this certificate permanently”.

 

Aceitando um certificado do Elipse OPC Proxy na máquina onde está o EPM

Instalando o certificado

Primeiramente, é necessário que exista um certificado do Elipse OPC Proxy para que ele seja aceito na máquina do EPM.  O Elipse OPC Proxy cria um certificado após ter um Proxy (de qualquer tipo) salvo.  Ou seja, o primeiro passo é criar e salvar um Proxy para que o certificado seja gerado:

Uma vez criado o proxy, deve-se então abrir o Windows Explorer e ir até a pasta: C:\ProgramData\OPC Foundation\CertificateStores\UA Applications\certs. Nessa pasta, deve haver um arquivo com o nome “UA COM Proxy Server”:

Esse arquivo deve ser copiado para máquina onde o EPM se encontra.  Já nesta máquina, deve-se efetuar um duplo clique no arquivo em questão. Então, aparecerá a seguinte janela:

 

Deve-se clicar em “Install Certificate”. Um Assistente será aberto:

Selecione a opção “Local Machine” e clique em Next. Na próxima opção, selecione “Place all certificates in the following store” e clique em “Browse”:

Logo após, uma nova Caixa de Diálogo será aberta. Localize a opção “UA Applications” e clique em OK.

Após este passo, avance as opções até finalizar o assistente. Caso esteja tudo certo, aparecerá uma mensagem informando que a importação ocorreu com sucesso:

Marcando o certificado como confiável

Os passos acima servem para instalar o certificado na máquina do EPM. Agora, é necessário marcá-lo como confiável. Para isso, chame uma janela “Executar” (por exemplo, digitando a tecla Windows + R) e digite “certmgr.msc”:

A janela que aparece exibe os certificados existentes na máquina. Localize a opção UA Applications. O certificado recentemente instalado deve aparecer na lista:

 

Clique com o botão direito no certificado do Elipse OPC Proxy e selecione “Copiar”. No menu à esquerda, localize a opção “Trusted Root Certification Authorities”. Cole o certificado copiado na pasta certificates:

Você será questionado se deseja realmente instalar o certificado. Responda “Sim”.

Após esse procedimento, o certificado do Elipse OPC Proxy está aceito na máquina do EPM.

 

Conexão Criptografada

O último passo é editar o Proxy comum, que já estava configurado, selecionando a opção de criptografia desejada:

Para a conexão criptografada, o botão “Test” indica falha. Deve-se ignorar esse erro. Após editar o Proxy e clicar em Save, deve-se observar o Status do Proxy. Caso ele esteja em Running, significa que a conexão segura foi estabelecida com sucesso:

 

Artigos Relacionados

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *