Descrição:
Um problema comum enfrentado pelo driver Modbus é a descontinuidade de endereçamento do equipamento, ou lacunas: isto é, há espaços de memória que não existem, ou então que não podem ser acessados. Como é possível acessar os registradores nesse caso?
Solução:
Drivers de Comunicação, como por exemplo o Modbus e afins, são módulos do Elipse E3 que possibilitam a comunicação com determinados equipamentos. Os drivers possuem dois tipos de objetos: os Tags de Comunicação e os Blocos de Comunicação. Tags são objetos utilizados para definir a comunicação com uma variável (um endereço de memória) do equipamento de aquisição. Blocos são utilizados para definir a comunicação com diversas variáveis (vários endereços de memória em sequência) do equipamento de aquisição.
No caso apresentado neste artigo (descontinuidade de endereçamento no driver Modbus), operações em blocos devem ser realizadas com especial cuidado. Ao tentar acessar um único endereço inválido, o equipamento retorna uma mensagem de erro que invalida toda a operação.
Para evitar acessos inválidos, acesse as propriedades do objeto IODriver e altere a propriedade EnableReadGrouping para False. Além disso, sugerimos que os valores sejam inicialmente acessados por Tags de Comunicação, e apenas depois disso por Blocos de Comunicação, a fim de verificar a validade dos endereços solicitados.
Artigos Relacionados:
- Problemas Comuns no Driver Modbus: Múltiplos Escravos com Conversor RS485
- Problemas Comuns no Driver Modbus: Endereçamentos Iniciam em Índices Diferentes
- Problemas Comuns no Driver Modbus: Bytes e Words Fora de Ordem
- Problemas Comuns no Driver Modbus: Descontinuidade no Endereçamento do Equipamento
- Problemas Comuns no Driver Modbus: Equipamento Incrementa Endereços Fora do Padrão
- Problemas Comuns no Driver Modbus: Interpretando Prefixos de Endereços
- Problemas Comuns no Driver Modbus: Códigos de Exceção do Protocolo
- Problemas Comuns no Driver Modbus: Indexação de Endereços de Registradores.