Descrição:
O que é o Ponto Âncora? Para que serve?
Solução:
O Ponto Âncora define o ponto de um objeto que será tomado como referência na hora de alinhá-lo à grade do E3Studio. Uma boa forma de compreendê-lo é através de um exemplo prático. Para isto, siga estes procedimentos:
- Acessar o menu da barra de ferramentas Arranjar–Edição da Grade
- Marcar a opção Alinhar mouse automaticamente
- Definir a largura da grade em 750 e a altura em 750
- Clicar em OK. A grade ficará assim:
5. Inserir um objeto qualquer – por exemplo, um retângulo:
6. Definir um ponto âncora clicando com o botão direito e selecionando Definir Ponto Âncora. Ele será exibido na borda superior esquerda do objeto:
7. Arrastar o ponto âncora para outra posição qualquer:
8. Ao arrastar o objeto pela tela, o canto superior esquerdo não está alinhado à grade, mas sim o ponto âncora:
Caso o ponto âncora de um objeto não seja alterado, o alinhamento será feito pelo canto superior esquerdo, por padrão.
É importante lembrar que o ponto âncora só funcionará se a opção Alinhar mouse automaticamente estiver marcada.