KB-60839: Configurando o cliente Oracle para trabalhar com o Elipse E3.

NOTA: No Elipse E3/Power é indicado selecionar a opção “Usar drivers ADO Oracle” na janela de configuração do objeto banco de dados, devido a descontinuidade do driver ADO do Windows. Também recomendamos a utilização do cliente Oracle atualizado, igual ou superior a versão 12c, mesmo que o servidor seja de uma versão inferior ao cliente.

 

Descrição:

Como posso configurar o cliente Oracle para que ele trabalhe corretamente com o Elipse E3?

Solução:

Para realizar a comunicação entre o Banco Oracle e os softwares da Elipse, utilize exclusivamente o Client 32-bits (x86) do Oracle. Caso o Client 64-bits tenha sido instalado, será necessário removê-lo. Para desinstalá-lo, siga o procedimento descrito abaixo:

1. Vá até o menu Iniciar–Computador–Propriedades–Configurações avançadas do sistema–Ambiente de Variáveis.

2. Na lista Variáveis do Sistema, clique em Caminho e logo após em Editar. Nesta aba, serão excluídos os clientes atuais do Oracle (exemplo: C:\app\user\product\11.1.0\db_1\bin), que estão separados por ponto e vírgula, juntamente com outras configurações do Windows.

NOTA: Para realizar este procedimento, é necessário desabilitar o Firewall do Windows.

Após deletar o cliente registrado pelo Oracle no Windows, basta substituí-lo pelo caminho do cliente atual. Logo após, reinicie o computador e realize um teste de comunicação com o Banco de Dados.

Caso estas configurações não solucionem o problema, execute o programa DEPENDS,  que pode ser encontrado no site www.dependencywalker.com, para verificar se a DLL está instalada corretamente. Para isto, siga estes procedimentos:

1. Abra o prompt de comando do Windows (cmd) e digite path. Ali será listado o caminho do Client atual.

2. No programa DEPENDS, procure pelo seu Client no caminho citado acima, na pasta Bin, e selecione o arquivo OCI.

3. Caso o procedimento tenha sido realizado corretamente, quatro abas serão abertas à esquerda do programa sem mostrar erros.

Caso os os problemas relacionados ao Client Oracle persistam mesmo após estes procedimentos, entre em contato com o suporte técnico da Elipse.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *