KB-32383: Utilização do NetHASP no Elipse SCADA.

Descrição:

O que é o NetHASP? Como utilizá-lo?

Solução:

O NetHASP nada mais é do que um hardkey que opera pelo ambiente de rede. Fisicamente, se diferencia de um hardkey normal pela sua cor avermelhada.

Usando um NetHASP conectado a um computador da rede (chamado de “servidor”), é possível executar o Elipse SCADA em diversas outras máquinas (chamadas de “clientes”) sem a necessidade de conectar um hardkey a cada uma. Os clientes acessam, através da rede, o NetHASP do servidor, onde é feito o controle de cópias dos produtos. Para isto, é necessária a realização de uma configuração particular no servidor e nos clientes.

Configuração do Servidor:

  1. Conecte o NetHASP à porta USB.
  2. Instale normalmente o Elipse SCADA, pulando o passo 1, que diz respeito ao hardkey.
  3. Instale o HASP License Manager (LMSETUP.EXE), que se encontra no CD do Elipse SCADA ou pode ser baixado no site http://www.ealaddin.com.
  4. Execute o programa HASP License Manager (NHSRVW32.EXE).
  5. Dar um duplo-clique no ícone do HASP License Manager, que aparece no System Tray do Windows (próximo ao relógio).
  6. No HASP License Manager, indicar os protocolos de rede que devem ser carregados: NetBios, IPX ou TCP/IP (nota: este protocolo deverá estar disponível e corretamente configurado nas máquinas clientes. Para maiores informações contate o administrador da sua rede local).

Configuração dos Clientes:

  1. Instale normalmente o Elipse SCADA, pulando o passo 1, que diz respeito ao hardkey.
  2. Retire qualquer hardkey que possa estar conectado ao computador.
  3. Execute o Elipse SCADA no modo Configuração – para isto, acesse o menu Iniciar > Executar, insira o caminho (completo, inclusive com as aspas) “c:\arquivos de programas\elipse scada\elipse32.exe” -setup (nota: o caminho do arquivo Elipse32.exe pode variar de acordo com o diretório em que o Elipse SCADA foi instalado).
  4. Na opção Mecanismo de Proteção, selecione NetHASP.
  5. Em Número do Programa, defina o número do programa que cada máquina cliente irá utilizar (nota: cada máquina cliente deve utilizar um número de programa diferente);
  6. O campo Nome do Servidor pode ser deixado em branco.
  7. Clicar em OK.

Ao seguir estes passos, será possível utilizar o NetHASP .

Caso possua mais de um NetHASP, ou deseje maiores detalhes e informações, consulte o Guia de Instalação do Elipse SCADA, documento que acompanha a instalação do software.

NOTA: O dispositivo NetHASP para o Elispe SCADA foi descontinuado.

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *