DIBVGC: Conversor de arquivos BMP.

O formato de arquivo de imagem utilizado pelo Elipse 21 é o VGC, que é um Bitmap compactado, no formato VGA (640×480 pixels fora a linha inferior do Elipse 21, que é utilizada para mensagens de controle) 16 cores, para melhorar a performance do software no carregamento das telas.

Para converter desenhos de sinóticos (arquivos BMP) gerados com o Paintbrush para o Elipse 21, utilize o programa DIBVGC.EXE que acompanha o software no diretório principal (ELIPSE).

O conversor DIBVGC é utilizado para converter os arquivos de desenho padrão BMP (Bitmap Windows gerados, por exemplo, pelo Paintbrush) em arquivos do tipo VGC que serão utilizados pelo Elipse 21 (para vídeo VGA). Para executar-se o programa DIBVGC, utilize a seguinte linha de comando no DOS:

DIBVGC arquivo.BMP

Onde arquivo.BMP é o nome do arquivo bitmap criado no Paintbrush. Caso o usuário deseje converter vários arquivos bitmaps, pode substituir o nome do arquivo por “*.BMP”.

Caso a imagem saia distorcida ou as cores não estejam de acordo com o desenho criado, certifique-se de que o tamanho do bitmap está correto (640×464), que as cores utilizadas são as 16 cores que aparecem no Paintbrush (8 primeiras de cima e 8 primeiras de baixo) e que o arquivo está sendo salvo no formato 16 cores.

Os arquivos da biblioteca de bitmaps (sub-diretório LIB) servem para ajudar o usuário a criar desenhos no Paintbrush e não devem ser utilizados para conversão direta pelo programa DIBVGC.

Clique aqui para baixar o DIBVGC.

 

 

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *