Associação Padrão em Mensagens de Alarme.

Quando alarmes semelhantes são configurados em objetos diferentes no Elipse Power, é necessário alterar individualmente as mensagens de cada alarme. Isto pode ser um grande inconveniente, especialmente quando o número de alarmes de uma aplicação é elevado.

No exemplo abaixo, é necessário criar um alarme analógico para todas as medidas de corrente da aplicação.

 
Ao copiar este alarme para outro disjuntor (por exemplo, 52-02), será necessário alterar a parte inicial das duas mensagens. Além disto, caso queira também alterar os limites Hi e HiHi do alarme, também será necessário alterar a parte final das respectivas mensagens.

Uma alternativa para contornar esta situação é utilizar uma Associação Padrão. Desta forma, a configuração se torna mais fácil, permitindo que após configurada, a Fonte seja simplesmente copiada para o local desejado, e então seus limites de alarme sejam configurados.

No próximo exemplo, será configurada uma Fonte de Alarme Analógico, cuja mensagem para o Alarme tem a seguinte estrutura:

Nome_Equipamento – Descrição_Alarme – Limite_Alarme

Onde:

  • Nome_Equipamento: Nome do equipamento (por exemplo, “52-02“)
  • Descrição_Alarme: Texto com a descrição da mensagem (por exemplo, “Ultrapassou 80% do limite de corrente“)
  • Limite_Alarme: Valor do limite do alarme (por exemplo, “160“)

Para que a mensagem de alarme seja dinâmica, é preciso trabalhar com associações. Cada uma das três partes é representada da seguinte forma:

  • Nome_Equipamento: @(Breaker).Name
  • Descrição_Alarme: “Ultrapassou 80% do limite de corrente
  • Limite_Alarme: HiLimit

Para isto, siga estes procedimentos:

1. Clique com o botão direito no primeiro Alarme Analógico criado, e selecione a opção Propriedades.

2. Na janela que será aberta, selecione a aba Associações.

3. Na propriedade HiMessageText, digite na coluna Fonte a expressão @(Breaker).Name & ” – Ultrapassou 80% do limite de corrente (” & HiLimit & “A)”.

4. Copie a associação para a propriedade HiHiMessageText, e altere o texto “80%” para “100%” (a associação pode ser editada através da tecla F2). Substitua também a propriedade HiLimit da expressão por HiHiLimit.

5. Copie a associação para a propriedade LevelReturnMessageText, e altere a coluna Fonte para @(Breaker).Name & ” – Normalizou corrente”.

6. Após configuradas, as associações estarão semelhantes à figura a seguir.

Feito isto, o alarme pode ser copiado e colado em outros disjuntores, mantendo sempre o mesmo comportamento, e sem a necessidade de reconfigurações individuais.

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *