Configurando o Elipse E3/SCADA como cliente OPC A&E.

O Driver OPC A&E Client permite receber notificações de Alarmes e Eventos de um software de terceiros que implemente o padrão OPC A&E.

Os dois campos de configuração da janela de propriedades do driver são:

  • Machine Name: o nome do computador que executa o servidor OPC A&E. Para acessar um servidor no computador local, deixe este campo em branco ou preencha com o valor “localhost”.
  • OPC A&E Server: nome do servidor OPC A&E. Para acessá-lo, digite o Program ID do servidor OPC A&E (nome com o qual o componente COM foi registrado) ou clique em Expandir para selecionar um servidor em uma lista de servidores registrados no computador informado no campo Machine Name.

Este driver possui dois tags, que podem ser criados com o auxílio do Tag Browser:

  • Status (N1:1, N2:0, N3:0, N4:0): retorna uma String contendo o estado atual do servidor OPC A&E.
  • EventBlock (B1:2, B2:0, B3:0, B4:0, Size: 18): retorna um bloco de dados com 18 elementos para cada alarme ou evento reportado pelo servidor. Cada leitura deste tag pode retornar de 0 (zero) a “n” eventos. O aplicativo pode acessar os eventos individualmente através do evento OnRead.

A configuração das Interfaces de Comunicação é realizada na caixa de diálogo de configuração do Driver. No Elipse E3, clique em Configurar o driver na barra de ferramentas do Driver. No Elipse SCADA, siga estes passos:

  1. Abra o Organizer.
  2. Selecione o Driver na árvore do Organizer.
  3. Clique em Extras na aba Driver.

NOTA: Para conectar este Driver a um servidor remoto, é necessário configurar as permissões do DCOM (dcomcnfg) tanto no computador que executa o driver como no computador que executa o servidor OPC. De modo geral, elas devem ser configuradas do seguinte modo: o computador do driver deve permitir o acesso local e remoto do processo IOServer.exe para os usuários LOGIN ANÔNIMO, SYSTEM e EVERYONE (Todos), e o computador do servidor OPC deve permitir o acesso remoto para estes mesmos usuários.

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes1
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *