Arquivamento de Alarmes no E3Alarm.

Introdução

O lançamento da mais recente versão do Elipse E3 (v. 5.5) trouxe consigo a implementação de novas configurações de arquivamento e gerenciamento de alarmes no E3Alarm. Esta readequação se dá por conta das especificações Norma ISA 18.2 (International Society of Automation), cujo principal objetivo é abordar o desenvolvimento, instalação e gerenciamento do sistema de alarmes nas indústrias de processo.

A gestão do sistema de alarmes abrange diversas etapas, que se distribuem ao longo do que se chama “ciclo de vida do gerenciamento de alarmes”. Portanto, a Norma ISA 18.2 visa fornecer uma metodologia que trará como resultados a melhoria da segurança nas indústrias de processo.

Melhorias

A seguir, veremos algumas melhorias implementadas na versão 5.5 do Elipse E3:

De acordo com a norma, um alarme no estado “shelved” significa que ele foi temporariamente suprimido a partir do comando de um operador. O Arquivamento de Alarmes permite que um operador remova temporariamente alarmes do sumário corrente. Isto possibilita ao operador gerenciar os alarmes visíveis, silenciando-os enquanto resolve um problema ou concentrando-se em alarmes mais importantes.

O alarme pode sair da supressão por comando do operador, ou então automaticamente, conforme expiração do tempo de duração configurado.

Quando um alarme é desarquivado por um operador, este retorna ao sumário como um alarme reconhecido. Caso seja desarquivado automaticamente, ou seja, pela expiração do tempo de duração do arquivamento, este alarme volta como não reconhecido.

Configurações

É possível também configurar permissões de usuário para os arquivamentos de alarme, da mesma forma que é possível configurar seu reconhecimento.

Na página de configuração das Fontes de Alarmes, existe uma opção que determina se os alarmes poderão ser arquivados, bem como o seu tempo máximo de duração e a quantidade máxima de vezes que aquele alarme pode ser arquivado.

Na configuração padrão, as opções de arquivamento de alarmes são Arquivar Alarmes e Desarquivar Alarmes, disponíveis no menu contextual do E3Alarm. No entanto, estas opções não estão disponíveis caso a propriedade AllowShelveAlarms esteja configurada como Falso.

Ao selecionar a opção Arquivar Alarmes, a seguinte caixa de diálogo é exibida.

Para isso, é necessário escolher um tempo de duração válido para o arquivamento (maior que 0) e especificar um motivo. Caso contrário, a operação não será permitida. Para o arquivamento propriamente dito, é necessário que o usuário logado tenha a permissão da opção Arquivar alarmes.

Não é permitido arquivar eventos, apenas alarmes, e esta operação não gera erro. Para alterar a exibição do sumário de alarmes (arquivados e não-arquivados), é possível utilizar a propriedade CustomFilter, que permite informar um filtro personalizado para os alarmes, com a opção de filtrar alarmes arquivados ou não (Shelved = true/false).

Propriedades

Aos alarmes, foram adicionadas as seguintes propriedades, todas salvas em campos no banco de dados:
  • AllowShelving: Indica se é permitido arquivar a alarme.
  • Shelved: Indica se o alarme foi arquivado.
  • ShelvedTime: Indica o horário em que o alarme foi arquivado.
  • ShelvedOutTime: Indica o horário em que o alarme foi desarquivado.
  • ShelveDuration: Indica o tempo de duração do arquivamento.
  • ShelveMaxDuration: Indica o limite de tempo permitido para um arquivamento.
  • ShelveActorID: Indica o operador que efetuou o arquivamento/desarquivamento.
  • ShelveMaxCount: Indica o número máximo de arquivamentos permitidos para esse alarme.
  • ShelveCount: Indica o número de arquivamentos até o momento.
  • ShelveReason: Indica o motivo do arquivamento.

Em anexo há uma aplicação exemplo desenvolvida no Elipse E3 v5.5.192, com maiores detalhes sobre a utilização da opção Arquivamento de Alarmes.

Anexos:

AlarmsShelved.zip

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *