KB-99877: Aplicativo excede o número de pontos de E/S disponíveis na hardkey.

Descrição:

Alguns tags estão apresentando falha de comunicação quando utilizo a hardkey do E3Server em tempo de execução; no entanto, caso eu utilize uma chave de Studio em seu lugar, todos os pontos comunicam normalmente. O que poderia estar causando este problema?

 

Solução:

O que acontece neste caso é que a hardkey de E3Server possui um limite máximo de pontos de E/S; quando a aplicação atinge este limite, os novos tags não irão comunicar. Entretanto, isso não afeta a comunicação com os demais tags. Por outro lado, uma chave de produto de E3 Studio não possui limite de pontos; portanto este tipo de problema não irá ocorrer com este objeto. Neste caso, a falha de comunicação se deu unicamente por conta da hardkey do E3Server.
Um modo de evitar este tipo de problema é procurar sempre verificar o número de tags que o domínio está utilizando. Para isso, basta abrir a janela Licenças do E3 Server via E3Admin:

Neste caso, o log do E3 registrará uma mensagem de erro, que será exibida apenas uma vez quando o aplicativo exceder o número de licenças de E/S (ou I/O):

E00104: The number of I/O licenses was exceeded (you have only %u I/O licenses)

Após este erro, cada vez que um tag estiver excedendo o limite de pontos, o mesmo tipo de mensagem também será gerado no log; esta mensagem informa o número total de licenças que já excederem o limite:

Out of I/O licenses, tag '%s' requires %u additional license(s) (total exceeded licenses = %u)
falha de comunicação hardkey E3Server

A partir da versão 5.5 do Elipse E3, é possível verificar o número de pontos utilizados em runtime, através do Objeto Informações do Servidor (?Server), exemplo:

[?Server].License.IoPoints.Used

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *