Utilizando NetHASP com produtos Elipse Software.

O NetHASP é uma hardkey que opera pelo ambiente de rede. Com um NetHASP conectado a um computador da rede (chamado de “servidor”), é possível executar os softwares da Elipse em diversas outras máquinas (chamadas de “clientes”) sem a necessidade de conectar uma hardkey a cada uma. Através da rede, os clientes acessam o NetHASP do servidor, onde é feito o controle de produtos.

NOTA: Para utilizar o NetHASP com o Elipse SCADA, as configurações são diferentes. Para isto, veja o artigo KB-32383: Utilização do NetHASP no Elipse SCADA.

Os softwares da Elipse instalam automaticamente o driver da hardkey (HASPDINST). Por padrão, o HASPDINST procura por chaves de produto na rede inteira, como pode ser visto no Sentinel Admin Control Centerhttp://localhost:1947, por isto a princípio não é necessário fazer qualquer configuração em nenhum dos lados para que eles procurem por um NetHASP na rede. Se o servidor não possui um software da Elipse, será necessário instalar o driver da hardkey, que pode ser baixado na área de downloads em nosso site.

Em sistemas mais sensíveis, o recomendado é configurar o computador para que ele só disponibilize o NetHASP para algumas máquinas cliente específicas, e também configurar as máquinas cliente para que acessem a NetHASP em um servidor específico. Para tanto, siga estes procedimentos:

Configuração do Servidor:

  • Acesse o Sentinel Admin Control Center através do link http://localhost:1947 e selecione a opção Configuration.
  • Na aba Access from Remote Clients (http://localhost:1947/_int_/config_from.html), marque a opção Allow Access from Remote Clients e configure o campo Access Restrictions.
  • Por exemplo, para permitir que apenas o ElipseServerPC1 e o ElipseServerPC2 acessem o NetHASP desta máquina, basta configurar da seguinte forma:

Configuração dos Clientes:

  • Nas máquinas onde o software da Elipse é executado, acesse o Sentinel Admin Control Center através do link http://localhost:1947 e selecione a opção Configuration.
  • Na aba Access to Remote License Managers (http://localhost:1947/_int_/config_to.html), marque a opção Allow Access to Remote Licenses e complete o campo Specify Search Parameters com o IP ou o nome do servidor que contém o NetHASP:
NOTA: Na opção Licenças do E3 Admin de cada máquina que acessa a chave, apenas aquelas que dizem respeito ao computador em uso serão exibidas.
Por exemplo, uma chave NetHASP que contém 10 produtos E3 Studio, exibirá em cada computador/cliente que acessa a chave apenas 1 licença de E3Studio em uso/disponível. Para visualizar a totalidade de licenças da NetHASP, e quantas estão em utilização pelos computadores clientes, acesse o endereço:
http://localhost:1947/_int_/features.html

Em caso de dúvidas na configuração, entre em contato com nosso suporte técnico.

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *