O NetHASP é uma hardkey que opera pelo ambiente de rede. Com um NetHASP conectado a um computador da rede (chamado de “servidor”), é possível executar os softwares da Elipse em diversas outras máquinas (chamadas de “clientes”) sem a necessidade de conectar uma hardkey a cada uma. Através da rede, os clientes acessam o NetHASP do servidor, onde é feito o controle de produtos.
NOTA: Para utilizar o NetHASP com o Elipse SCADA, as configurações são diferentes. Para isto, veja o artigo KB-32383: Utilização do NetHASP no Elipse SCADA.
Os softwares da Elipse instalam automaticamente o driver da hardkey (HASPDINST). Por padrão, o HASPDINST procura por chaves de produto na rede inteira, como pode ser visto no Sentinel Admin Control Center – http://localhost:1947, por isto a princípio não é necessário fazer qualquer configuração em nenhum dos lados para que eles procurem por um NetHASP na rede. Se o servidor não possui um software da Elipse, será necessário instalar o driver da hardkey, que pode ser baixado na área de downloads em nosso site.
Em sistemas mais sensíveis, o recomendado é configurar o computador para que ele só disponibilize o NetHASP para algumas máquinas cliente específicas, e também configurar as máquinas cliente para que acessem a NetHASP em um servidor específico. Para tanto, siga estes procedimentos:
Configuração do Servidor:
-
Acesse o Sentinel Admin Control Center através do link http://localhost:1947 e selecione a opção Configuration.
-
Na aba Access from Remote Clients (http://localhost:1947/_int_/config_from.html), marque a opção Allow Access from Remote Clients e configure o campo Access Restrictions.
- Por exemplo, para permitir que apenas o ElipseServerPC1 e o ElipseServerPC2 acessem o NetHASP desta máquina, basta configurar da seguinte forma:
Configuração dos Clientes:
- Nas máquinas onde o software da Elipse é executado, acesse o Sentinel Admin Control Center através do link http://localhost:1947 e selecione a opção Configuration.
-
Na aba Access to Remote License Managers (http://localhost:1947/_int_/config_to.html), marque a opção Allow Access to Remote Licenses e complete o campo Specify Search Parameters com o IP ou o nome do servidor que contém o NetHASP:
Por exemplo, uma chave NetHASP que contém 10 produtos E3 Studio, exibirá em cada computador/cliente que acessa a chave apenas 1 licença de E3Studio em uso/disponível. Para visualizar a totalidade de licenças da NetHASP, e quantas estão em utilização pelos computadores clientes, acesse o endereço:
http://localhost:1947/_int_/features.html
Em caso de dúvidas na configuração, entre em contato com nosso suporte técnico.