Uso do Simatic Net como OPC Server.

1) Introdução

O software Simatic Net, que se comunica com diferentes redes de equipamentos Siemens, pode implementar a comunicação com sistemas de supervisão Elipse de duas maneiras diferentes:

  • Através da biblioteca de funções S7-Functions: essa é a forma convencional, que utiliza o driver MPI para implementação dos dados a serem lidos. Este artigo descreve como implementar a comunicação usando esse modo.
  • Através da comunicação OPC: o supervisório Elipse, tanto o SCADA quanto o E3, conecta-se ao software Siemens através da interface OPC. O Simatic Net pode atuar como OPC Server, disponibilizando dados para que o OPC Client possa acessá-los e tratá-los da maneira adequada ao sistema.

A configuração necessária para que o sistema Siemens seja executado adequadamente é basicamente a mesma utilizada com o S7-Functions. A principal diferença diz respeito ao tipo de recurso que será criado: uma aplicação ou um OPC Server. Para utilizar o driver (primeira opção), é necessário criar um item Application. Já para utilizar o OPC (segunda opção), é necessário criar um item OPC Server. A partir daí, o procedimento de configuração da comunicação é semelhante:

  • Configuração do item Conexões, que diz respeito ao hardware instalado.
  • Download ou importação do arquivo XDB para a PC Station onde será executado o Simatic Net.
  • Configuração do OPC Client (Elipse SCADA ou E3).
  • Execução do projeto final.

Caso encontre qualquer dificuldade de configuração da rede Siemens, consulte a documentação própria.

2) Station Configuration Editor

A configuração final para que uma PC Station comunique-se através de OPC está ilustrada na Figura 1. Esta tela pode ser acessada através de um duplo clique no item Station Configurator Editor, presente na barra de tarefas do Windows depois de instalado o Simatic Net em uma estação.


Figura 1: Uso do Simatic Net como OPC Server

3) Configuração do OPC Client

Para configurar os produtos Elipse para a comunicação via OPC, consulte os artigos relacionados abaixo.

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *