Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 6.

Tela indexada

A Tela Indexada é uma tela que pode receber e enviar informações a diversos equipamentos individualmente. Ao ser aberta, a tela recebe uma informação com o nome do objeto a ser associado, e então cria automaticamente o link.

Por exemplo, em uma tela temos três motores. Ao clicar sobre qualquer um deles, uma tela com informações mais detalhadas deve ser aberta.

Figura 1

A tela com as informações detalhadas do motor é sempre a mesma, o que muda são as variáveis de onde as informações provêm.

Desenvolvendo uma tela indexada

XObject

O primeiro passo é ter todas as informações que desejamos passar para a tela indexada concentradas em um único lugar. A melhor maneira de fazermos isso é criando um XObject.

Vamos usar como exemplo o XObject TagMotor criado em capítulos anteriores. O TagMotor monitora o estado de manutenção, defeito e a velocidade do motor através de três propriedades: defeito, manutenção e RPM.

XControl

O segundo passo é ter um XControl que possa acessar todas as propriedades do XObject que desejamos monitorar.

Vamos usar como exemplo o XControl Motor criado em capítulos anteriores. Esse XControl exibe o nome do motor através de um texto, o RPM através de um Display, sua cor pisca em amarelo e vermelho caso esteja com defeito, e um retângulo altera entre vermelho e verde para simbolizar o estado de ligado ou desligado.

Através de um botão, é possível alterar o estado de defeito e através de um clique sobre a imagem do motor, é possível ligá-lo ou desligá-lo. Para associar o XControl ao XObject, foi criada uma propriedade chamada Fonte do tipo do XObject.

Criando a Tela Indexada

O próximo passo é criar a tela indexada. Normalmente, essa tela é janelada e modal. Assim, é necessário fechá-la para retornar à tela anterior.

Crie uma tela do tamanho que desejar e insira o XControl que irá trocar informações com o XObject.

Figura 2

Esse XControl deve apontar para algum XObject inserido na sua aplicação. Essa associação será feita somente na hora em que a tela abrir. Quando isso acontecer, a tela deve receber o nome do XObject a ser associado através do parâmetro Arg.

Para isso, crie no evento OnPreShow da tela o script que associa a propriedade do XControl (por exemplo, Fonte) ao parâmetro Arg da tela.

Sub TelaMotor_OnPreShow(Arg)
  'Associa a um dos motores
  Item("Motor1").Fonte = Arg
End Sub

Abrindo a Tela Indexada

Agora, deve-se configurar para que ao clicar sobre a imagem do motor na tela, o operador seja questionado se deseja abrir a tela indexada, e então definir como parâmetro o nome do motor a ser controlado.

 

Figura 3

Exercícios

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *