Tela indexada
A Tela Indexada é uma tela que pode receber e enviar informações a diversos equipamentos individualmente. Ao ser aberta, a tela recebe uma informação com o nome do objeto a ser associado, e então cria automaticamente o link.
Por exemplo, em uma tela temos três motores. Ao clicar sobre qualquer um deles, uma tela com informações mais detalhadas deve ser aberta.
Figura 1
A tela com as informações detalhadas do motor é sempre a mesma, o que muda são as variáveis de onde as informações provêm.
Desenvolvendo uma tela indexada
XObject
O primeiro passo é ter todas as informações que desejamos passar para a tela indexada concentradas em um único lugar. A melhor maneira de fazermos isso é criando um XObject.
Vamos usar como exemplo o XObject TagMotor
criado em capítulos anteriores. O TagMotor
monitora o estado de manutenção, defeito e a velocidade do motor através de três propriedades: defeito, manutenção e RPM.
XControl
O segundo passo é ter um XControl que possa acessar todas as propriedades do XObject que desejamos monitorar.
Vamos usar como exemplo o XControl Motor
criado em capítulos anteriores. Esse XControl exibe o nome do motor através de um texto, o RPM através de um Display, sua cor pisca em amarelo e vermelho caso esteja com defeito, e um retângulo altera entre vermelho e verde para simbolizar o estado de ligado ou desligado.
Através de um botão, é possível alterar o estado de defeito e através de um clique sobre a imagem do motor, é possível ligá-lo ou desligá-lo. Para associar o XControl ao XObject, foi criada uma propriedade chamada Fonte do tipo do XObject.
Criando a Tela Indexada
O próximo passo é criar a tela indexada. Normalmente, essa tela é janelada e modal. Assim, é necessário fechá-la para retornar à tela anterior.
Crie uma tela do tamanho que desejar e insira o XControl que irá trocar informações com o XObject.
Figura 2
Esse XControl deve apontar para algum XObject inserido na sua aplicação. Essa associação será feita somente na hora em que a tela abrir. Quando isso acontecer, a tela deve receber o nome do XObject a ser associado através do parâmetro Arg.
Para isso, crie no evento OnPreShow da tela o script que associa a propriedade do XControl (por exemplo, Fonte) ao parâmetro Arg da tela.
Sub TelaMotor_OnPreShow(Arg) 'Associa a um dos motores Item("Motor1").Fonte = Arg End Sub
Abrindo a Tela Indexada
Agora, deve-se configurar para que ao clicar sobre a imagem do motor na tela, o operador seja questionado se deseja abrir a tela indexada, e então definir como parâmetro o nome do motor a ser controlado.
Figura 3
Exercícios
- Crie uma tela indexada para o XObject
TagValvula
. - Crie uma tela indexada para o Velocimetro.
Artigos Relacionados
- Usando Bibliotecas no Elipse E3: Introdução.
- Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 1.
- Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 2.
- Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 3.
- Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 4.
- Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 5.
- Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 7.
- Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 8.