Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 5.

XControl e XObject

O XControl é um objeto gráfico que normalmente exibe informações de variáveis que estão no servidor. O XObject é um objeto do servidor que geralmente está associado a um objeto de tela para exibir seus valores de forma gráfica. Ao utilizar o XControl e o XObject simultaneamente, amplia-se a flexibilidade da aplicação.

XControl <-> XObject

Como exemplo, vamos desenvolver um XControl para o XObject TagMotor. O TagMotor é um XObject que desenvolvemos em um capítulo anterior para monitorar o estado de manutenção, defeito e a velocidade do motor. Caso o motor esteja com defeito, um alarme deve ser disparado.

Motor

Vamos desenvolver um XControl que exiba os valores do TagMotor de forma gráfica.

Figura 1

  1. Insira um novo XControl chamado Motor.
  2. Insira uma imagem de motor (existem algumas imagens no grupo Motors da Galeria). O motor deverá piscar em vermelho e amarelo para simbolizar defeito.
  3. Para alterar o estado de defeito, vamos utilizar um ToggleButton.
  4. Insira um Retângulo sobre o desenho do motor para indicar se está ligado ou desligado.
  5. Insira um Display para exibir o valor de RPM e um Texto para mostrar o nome do motor.
  6. Na aba Propriedades do XControl, crie uma propriedade chamada Fonte do tipo TagMotor.

Figura 2

  1. Na aba Design, crie uma Associação Bidirecional do botão Defeito com a propriedade Fonte.Defeito.

Figura 3

  1. Selecione a imagem do motor e crie uma Associação Digital para alterar a cor. Amarelo pisca com vermelho quando estiver com defeito e cinza quando estiver funcionando corretamente.

Figura 4

  1. Crie uma Associação Simples no Display, para exibir a propriedade RPM do TagMotor.

Figura 5

  1. Crie uma Associação Simples no Texto com a propriedade Name do TagMotor.

Figura 6

  1. Salve e registre a Biblioteca.

Para utilizar o XControl, siga esses passos:

  1. Na TelaInicial, insira um objeto Motor para cada TagMotor existente na pasta Dados.
  2. Associe cada objeto Motor inserido na Tela, na propriedade Fonte com um TagMotor da pasta Dados.

Figura 7

  1. Execute a aplicação e teste suas funcionalidades.

Exercícios

  1. Crie um XControl para o XObject TempoManutencao.
  2. Crie um XControl para o XObject TagValvula.
  3. Crie um XObject para o XControl Velocimetro com os seguintes requisitos:
  • Propriedades: Valor, Minimo e Maximo.
  • Alarme: quando o valor for diferente de 70% do máximo, com banda morta de cinco unidades.
  • Faça as modificações necessárias no XControl Velocimetro.
  1. Crie um XObject para o XControl Garrafa com as seguintes configurações:
  • Propriedade: Nivel.
  • Alarmes: propriedade Nivel menor que 30 e maior que 70.
  • O valor do nível deve ser gerado internamente no XObject (Tag Demo).
  • Faça as modificações necessárias no XControl Garrafa.
  1. Crie um XObject para o XControl Controlador com as seguintes configurações:
  • Propriedades: Variavel, Setpoint e Alarme.
  • Alarmes: quando a propriedade Variavel for maior do que SetPoint.

Anexos:

ProjetoBibliotecas_5.zip

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