XControl e XObject
O XControl é um objeto gráfico que normalmente exibe informações de variáveis que estão no servidor. O XObject é um objeto do servidor que geralmente está associado a um objeto de tela para exibir seus valores de forma gráfica. Ao utilizar o XControl e o XObject simultaneamente, amplia-se a flexibilidade da aplicação.
XControl <-> XObject
Como exemplo, vamos desenvolver um XControl para o XObject TagMotor. O TagMotor é um XObject que desenvolvemos em um capítulo anterior para monitorar o estado de manutenção, defeito e a velocidade do motor. Caso o motor esteja com defeito, um alarme deve ser disparado.
Motor
Vamos desenvolver um XControl que exiba os valores do TagMotor de forma gráfica.
Figura 1
- Insira um novo XControl chamado
Motor
. - Insira uma imagem de motor (existem algumas imagens no grupo Motors da Galeria). O motor deverá piscar em vermelho e amarelo para simbolizar defeito.
- Para alterar o estado de defeito, vamos utilizar um ToggleButton.
- Insira um Retângulo sobre o desenho do motor para indicar se está ligado ou desligado.
- Insira um Display para exibir o valor de RPM e um Texto para mostrar o nome do motor.
- Na aba Propriedades do XControl, crie uma propriedade chamada Fonte do tipo TagMotor.
Figura 2
- Na aba Design, crie uma Associação Bidirecional do botão
Defeito
com a propriedade Fonte.Defeito.
Figura 3
- Selecione a imagem do motor e crie uma Associação Digital para alterar a cor. Amarelo pisca com vermelho quando estiver com defeito e cinza quando estiver funcionando corretamente.
Figura 4
- Crie uma Associação Simples no Display, para exibir a propriedade RPM do TagMotor.
Figura 5
- Crie uma Associação Simples no Texto com a propriedade Name do TagMotor.
Figura 6
- Salve e registre a Biblioteca.
Para utilizar o XControl, siga esses passos:
- Na
TelaInicial
, insira um objeto Motor para cadaTagMotor
existente na pasta Dados. - Associe cada objeto Motor inserido na Tela, na propriedade Fonte com um
TagMotor
da pasta Dados.
Figura 7
- Execute a aplicação e teste suas funcionalidades.
Exercícios
- Crie um XControl para o XObject
TempoManutencao
. - Crie um XControl para o XObject
TagValvula
. - Crie um XObject para o XControl
Velocimetro
com os seguintes requisitos:
- Propriedades: Valor, Minimo e Maximo.
- Alarme: quando o valor for diferente de 70% do máximo, com banda morta de cinco unidades.
- Faça as modificações necessárias no XControl
Velocimetro
.
- Crie um XObject para o XControl
Garrafa
com as seguintes configurações:
- Propriedade: Nivel.
- Alarmes: propriedade Nivel menor que 30 e maior que 70.
- O valor do nível deve ser gerado internamente no XObject (Tag Demo).
- Faça as modificações necessárias no XControl Garrafa.
- Crie um XObject para o XControl
Controlador
com as seguintes configurações:
- Propriedades: Variavel, Setpoint e Alarme.
- Alarmes: quando a propriedade Variavel for maior do que SetPoint.
- Faça as modificações necessárias no XControl
Controlador
.
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