Referenciando caminhos de arquivos externos no Elipse E3.

Descrição:

Ao trabalhar com arquivos de imagem externos, banco de dados Access ou drivers (.dll), as funcionalidades destes objetos podem ser perdidas quando a aplicação é movida para outra máquina ou quando sua pasta é renomeada. Por que isto acontece?

Solução:

Isso ocorre porque os caminhos que apontam para arquivos externos ao E3 precisam do caminho atual dos arquivos. Para que isto aconteça, utilize caminhos referenciados/relativos com estes objetos, ou insira os objetos suportados como recursos.

O caminho padrão de uma aplicação do Elipse E3 é o do arquivo de Domínio (.dom); quando arquivos são criados ou colocados neste caminho, basta apontar seus nomes ou subpastas (caso existam).

Exemplo:

Uma aplicação foi criada na pasta “F:\Elipse E3\Aplicações\Gabriel\”; aqui também se encontra o arquivo de domínio. Para utilizar a imagem RelGraf.jpg localizada na subpasta Imagens, em “F:\Elipse E3\Aplicações\Gabriel\Imagens\RelGraf.jpg”, é possível abreviar seu caminho como  “Imagens\RelGraf.jpg” na propriedade Filename do objeto.

 

NOTA: este conceito também se aplica às propriedades SourceDatabase do banco de dados (aquivos .mdb) e DriverLocation dos drivers (arquivos .dll).

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *