Propriedade Layer da Tela.

Descrição:

Como funciona e para que serve a propriedade Layer da Tela?

Solução:

As telas do Elipse E3 possuem até 32 camadas para inserção de objetos. Todas as telas apresentam a propriedade Layer, que controla quais camadas serão exibidas. Por sua vez, cada objeto inserido em uma tela também possui uma propriedade Layer. No caso dos objetos, a propriedade indica a quais camadas o determinado objeto pertence.

As telas podem exibir tantas camadas quantas forem necessária, de zero até seu número total, e os objetos podem pertencer a uma ou mais camadas. Ou seja, quando o objeto pertence a pelo menos uma das camadas sendo exibidas pela tela, ele estará visível. Caso contrário, o objeto não aparecerá em tela.

Por isso, a propriedade Layer é bastante útil para controlar a visibilidade de um conjunto de objetos na tela. Os objetos são agrupados com determinado valor em suas propriedades Layer, e a visibilidade destes grupos pode ser alterada pelo valor da propriedade Layer da tela.

O valor desta propriedade representa uma máscara de 32 bits, 1 bit para cada camada. No exemplo abaixo, vemos uma tabela com as condições de visibilidade de um objeto de acordo com os valores da propriedade Layer para a tela e para o objeto.

 

Legenda: S = objeto aparece em tela; N = objeto não aparece em tela

Quando a propriedade Layer da tela é configurada como -1, isto significa que a Tela exibe todas as camadas. Portanto, ela exibirá todos os objetos cuja propriedade Layer seja diferente de 0.

A aplicação exemplo em anexo ilustra o funcionamento desta propriedade.

Anexos:

App_Layer.zip

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *