Monitorando o tráfego de dados de uma porta serial (COM).

Descrição:

Em algumas comunicações seriais, múltiplos dispositivos podem ter sido configurados de forma incorreta ao conectar-se a uma mesma porta serial. Essa configuração ocasionará uma falha de conexão com a porta, e o software/hardware não efetuará a troca de dados com a aplicação.

Esses erros costumam ocorrer quando o usuário não verifica se a porta serial já está ocupada e sendo utilizada por outro dispositivo, direcionando múltiplos dispositivos para uma mesma porta (COM). As inúmeras tentativas de conexão, como aquelas que ocorrem tanto no Elipse E3 como no SCADA, podem ser visualizadas através do log do driver, porém não oferecem informações suficientes que permitam ao usuário identificar tal situação.

Solução:

Para verificar se o problema não está relacionado a essas configurações, podemos utilizar um software de mapeamento das portas seriais, verificando de forma detalhada o tráfego de dados. Um dos softwares que possui essa função é o Serial Port Monitor.

O software Serial Port Monitor é utilizado para o monitoramento de portas seriais RS232/422/485, exibindo através de logs qualquer troca de dado existente entre os dispositivos seriais e qualquer outra aplicação (exemplo: comunicação com o driver no Elipse E3/SCADA). Através dele, é possível acompanhar, monitorar, registrar e analisar o trabalho de qualquer aplicativo ou dispositivo serial, detectando falhas e erros de comunicação de forma imediata.

NOTA: anexo a este artigo está o tutorial para utilização do Serial Port Monitor.

Anexos:

Tutorial para utilização do Serial Port Monitor 4

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *