Migrando versões anteriores para a 2.10 do driver Siemens MProt.

A versão atual (2.10) deste driver implementa seus strings no formato padronizado pelo fabricante, e ao mesmo tempo pode manter a compatibilidade com o formato antigo através de configuração especial.
  • Se a sua aplicação NÃO POSSUI tags configurados para a leitura do tipo STRING, a migração pode ser realizada sem receio;
  • Se a sua aplicação POSSUI tags configurados para a leitura do tipo STRING, a migração também pode ser realizada; porém, antes de executar a aplicação, vá às configurações do driver e marque a opção “Keep support for legacy strings”.

Perguntas e respostas:

Pergunta: Quais as possíveis consequências da realização da migração para a versão 2.10 de um aplicativo com tags configurados no formato STRING sem haver marcado a opção “Keep support for legacy strings”?

Resposta: A conseqüência seria que todos os tags STRING retornariam erro de leitura. Se depois disto a opção “Keep support for legacy strings” for marcada, elas retornarão a ter leituras bem sucedidas.

Pergunta: Um aplicativo com tags no formato STRING, e que utilize a versão do driver anterior à 2.10, pode migrar para a versão 2.10 utilizando o novo formato de STRINGs?

Resposta: Sim! A única conseqüência visível inicial será que todos os tags STRING quando lidos retornarão erro. A princípio, isto permanecerá até o momento em que a primeira escrita seja feita, forçando com que o STRING vá ao padrão correto. As leituras, então, deverão retornar sucesso a partir da primeira escrita.

Caso deseje adequar a aplicação ao formato correto de STRINGs, é necessário a leitura atenta do manual da versão 2.10 do driver para configurar corretamente os tags de formato STRING, e adequar as configurações dos tags deste tipo em conformidade com as declarações das variáveis STRING feitas no Ladder. Após esta adequação, uma escrita deverá ser realizada. As leituras dos tags deverão retornar sucesso.

Este cenário acima descrito, de adequação ao formato padrão, é o mais recomendado. No entanto, tudo depende da vontade do usuário. Esta decisão deverá ser tomada tendo em vista o trabalho a ser desempenhado — o número de tags STRING na aplicação é o fator principal para estimar.

Pergunta: Então é provável que o formato de “Strings legados” caia em desuso?

Resposta: Sim! Apenas os aplicativos feitos anteriormente à versão 2.10 e que não entrarem em um processo de adequação dos tags STRING é que deverão continuar utilizando o formato antigos (legados), por isto a importância de se manter o suporte ao formato legado no driver.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *