Importação de Tags M-Prot pelo TIA Portal Importer.

A partir da versão 4.0.24 do Driver Siemens M-Prot (PPI, MPI, ISOTCP), foi implementado o recurso de importação de Tags via um projeto de automação do TIA Portal. Este recurso é chamado M-Prot TIA Portal Importer. Dessa forma, a aba Import Tags traz algumas funcionalidades de importação de Tags; essas funcionalidades vêm a partir de um projeto de automação do TIA Portal.

Aba Import Tags

A aba Import Tags exibe uma estrutura de árvore dos Tags já importados e salvos no projeto do Driver. Ao incluir um novo Driver no projeto, o estado inicial da estrutura é vazio, apenas com a pasta Tag Browser. Pode-se incluir Tags importados usando a opção Open Importer, descrito no tópico abaixo M-Prot TIA Portal Explorer.

Caso já existam Tags importados nesta estrutura de árvore, pode-se usar

  • a opção Remove para remover o Tag selecionado
  • e a opção Remove All para remover todos os Tags importados.

Clique em OK para salvar todos os Tags e exibi-los no Tag Browser.

NOTAS

  • Apenas dois tipos não são suportados na importação de tags: LReal e WString. Se houver variáveis destes tipos no projeto, o importador irá ignorá-las e então prosseguirá com a importação das variáveis dos demais tipos.
  • Blocos do tipo ArrayDB e InstanceDB não são suportados na importação de tags.

M-Prot TIA Portal Importer

O M-Prot TIA Portal Importer é um arquivo executável distribuído junto com o Driver Siemens M-Prot (MPI/PPI/ISO-TCP), destinado à importação de Tags de um projeto de automação criado pelo software TIA Portal, do fabricante Siemens. A fim de que funcione corretamente, o executável deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Siemens TIA Portal v16 instalado;
  • Microsoft .NET Framework 4.6.1 ou superior instalado;
  • O executável MProtTiaPortalImporter.exe, fornecido com este Driver, deve estar localizado na mesma pasta do Driver;
  • O arquivo Siemens.Engineering.dll, fornecido com este Driver, deve estar localizado na mesma pasta do Driver;
  • A conta de usuário que utiliza o Importador deve ser adicionada ao grupo local de usuários Siemens TIA Openness, localizado nas Ferramentas Administrativas do Windows.

Executando o M-Prot Tia Portal Importer

O M-Prot TIA Portal Importer é iniciado clicando em Open Importer na aba Import Tags da janela de configurações do Driver. Então, a  janela da figura a seguir é exibida.

M-Prot TIA Portal Importer

Clique em Open TIA Portal project para selecionar um arquivo de projeto TIA Portal, e então clique em OK para abrir uma instância do TIA Portal em segundo plano. Caso o firewall do TIA Portal não encontre o M-Prot TIA Portal Importer na lista de autorizações, uma caixa de diálogo é aberta com as opções Yes para permitir o acesso, Yes to all para permitir o acesso e salvar a autorização de acesso na lista de autorizações, e No para recusar o acesso, conforme a figura a seguir.

Configuração de acesso

Logo após o  M-Prot TIA Portal Importer tenha sido autorizado, este será aberto exibindo a estrutura de árvore do projeto com os itens de interesse para a importação.

Itens para importação

Para importar todos os Tags do projeto, clique em Import all items. Logo após concluir a importação, clique em OK para confirmar a importação e fechar o Importador. Ao fechar o Importador, os Tags são automaticamente repassados para a caixa de diálogo de configurações do Driver, onde podem ser salvos. Para mais informações, consulte o tópico abaixo Importação de Tags. A opção Close TIA Portal project permite fechar o projeto e a opção Cancel fecha o Importador sem realizar a importação.

Importação de Tags

A aba Import Tags traz algumas funcionalidades de importação de Tags a partir de um projeto de automação do TIA Portal.

Aba Import Tags

A aba Import Tags exibe uma estrutura de árvore dos Tags já importados e salvos no projeto do Driver. Ao incluir um novo Driver no projeto, o estado inicial da estrutura é vazia, apenas com a pasta Tag Browser. Pode-se então incluir Tags importados usando a opção Open Importer, descrita no tópico M-Prot TIA Portal Importer.

Caso já existam Tags importados nesta estrutura de árvore, pode-se usar a opção Remove para remover o Tag selecionado e a opção Remove All para remover todos os Tags importados.

Clique em OK para salvar todos os Tags e então exibi-los no Tag Browser.

NOTAS

  • Apenas dois tipos não são suportados na importação de tags: LReal e WString. Se houver variáveis destes tipos no projeto, o importador irá ignorá-las e então prosseguirá com a importação das variáveis dos demais tipos.
  • Blocos do tipo ArrayDB e InstanceDB não são suportados na importação de tags.
Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *