IEC61850: Dúvidas mais frequentes (FAQ).

P. Qual é o limite de dispositivos para cada driver IEC 61850?
R. Recomendamos utilizar no máximo 25 dispositivos por driver.

P. Como utilizar os arquivos .ICD e .SCD no driver 61850?
R. Estes arquivos podem ser importados para criação de arquivos de cache internos do driver, que são utilizados para a criação de tags e inicialização mais rápida da comunicação. Estes arquivos de cache também podem ser criados em comunicação direta, não sendo necessário importar os arquivos.

Para utilizar estes arquivos, siga estes passos:
a) Acesse a janela de configurações do driver (clique com o botão direito do mouse sobre o driver, opção Configuração…).
b) Na aba IEC61850 Device Config, clique no botão Browse SCL Files.
c) Na janela que foi aberta, selecione o arquivo (.ICD ou .SCD) e clique em Abrir.
d) A configuração dos relés no driver será realizada de forma automática, sendo necessário somente importar a estrutura dos tags desejada através do TagBrowser, acessando a pasta OffLine.

P. Por que o IP do relé não é configurado de forma automática quando utilizo arquivos .ICD?
R. Este arquivo pode ser um arquivo .CID com formato alterado para .ICD. Os arquivos .CID não possuem informação de IP do relé.

P. Por que a importação online de tags (TagBrowser) e a comunicação não funcionam, nem tampouco aparece a estrutura/lista dos tags na pasta para importação?
R. Para contornar esta situação, deve-se verificar se todos os parâmetros (IP, PSel, SSel, TSel, Rem AP ID e Rem AE Qual) da aba IEC61850 Device Config estão configurados e se o checkbox do Disable esta desmarcado.
Obs.: É também preciso verificar se equipamento responde a mensagens de ping.

P. Por que a comunicação funciona somente no Studio?
R. Isto acontece quando o E3 está rodando em modo DEMO. Neste modo, o driver não pode ser testado em tempo de execução.

P. Por que a comunicação não funciona, mesmo que o driver tenha sido configurado através de arquivos .ICD ou .SCD, e seus tags tenham sido importados online? 
R. Uma possibilidade é que as variáveis nos DataSets (Reports) não estejam configuradas, e/ou que a configuração do Report ID esteja errada no relé.

Para confirmar esta informação, habilite a opção Poll Tags not Found in any Report (que faz com que o driver periodicamente solicite ao equipamento os valores dos tags configurados nele) na aba IEC61850 General, e então comunique novamente. Tags que permanecem em azul indicam a falta de configuração correta dos Reports no equipamento.

Obs.: A configuração correta a ser utilizada é a de leitura por DataSets.

P. Como desabilitar um relé em tempo de execução (runtime)?
R. Para isto, basta acessar o parâmetro Disable (encontrado na aba IEC61850 Device Config da janela de configuração) através do caminho: IEC61850.Device[%u].Disable, onde “%u” é o número do dispositivo na lista.

Exemplo de script para desabilitar o dispositivo:

‘Parametros de Configuração do Driver
DIM arr(1)
‘Offline
Write -1, 0, 0, 4, 0

‘Desabilita o Dispositivo
arr(1) = Array(“IEC61850.Device[%u].Disable”, True)
Write -1, 0, 0, 3, arr
‘Online
Write -1, 0, 0, 4, 1

P. Por que não consigo acessar dados de oscilografia nos relés; em vez disso, o seguinte erro retorna no log: “Error on GetFile Osc36.cfg“?
R. Isto acontece devido a problemas de privilégios de acesso aos dados por parte dos equipamentos.

P. Por que o equipamento recebe somente um dos comandos OPEN / CLOSE?
R. Isto pode ocorrer devido aos bits INTERLOCK e SYNCHROCHECK (do Check Before Operate), que por padrão são habilitados no driver. Com o comando OPEN, o relé não precisa satisfazer o CBO, mas com o comando CLOSE ele precisa. Logo, se o comando pede que estas condições sejam satisfeitas e o relé verifica que não pode satisfazê-las, o comando é abortado.

Para resolver o problema, existem dois tipos de configuração: para tags simples e para tags bloco, conforme abaixo:
a) Tag simples: Deve-se marcar a opção Use Cmd Tag N1 as check condition e deixar o parâmetro N1 do tag de comando em 0  (ou seja, os dois bits ficam em 0); feito isto, veja se o comando é executado. Depois, coloque o N1=3 (ou seja, os dois bits habilitados) e veja se o problema retorna.
b) Para blocos de comunicação, a configuração do Check Before Operate é feita no elemento Check do bloco.

P. Por que não é possível enviar comandos aos equipamentos, mas as informações de status dos tags são mostradas corretamente?
R. Isto provavelmente deve-se ao fato de que o relé está configurado para ser operado apenas localmente. Para confirmar esta informação, deve-se acessar a janela de configuração do driver (clique com o botão direito sobre o driver, e então em Configuração), clicar na aba IEC61850 General e selecionar na propriedade App Category a opção Bay. Desta forma, o driver enviará o comando como se fosse o posto local.

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes1
No0

Comentários em “IEC61850: Dúvidas mais frequentes (FAQ).

  1. Tenho uma situação que aconteceu após a substituição de um relé em uma subestação.
    Um dos relé não estava funcionado a função 79 , e precisou ser substituído por um com a função funcionando corretamente.
    O relé que foi retirado tinha firmware diferente do instalado, as configurações foram importada para manter as “mesmas configurações”, porém após a substituição, o relé instalado não comunicou com driver iec 61850 do Elipse E3, e por isso o supervisório perdeu a comunicação com o relé.
    O que pode ter acontecido, alguma configurações iec 61850 no relé foi perdida?

    1. Costumamos dizer que em uma comunicação IEC61850, grande parte da configuração é feita no equipamento, uma vez que toda a estrutura de Reports e DataSets deve ser definida. A função básica do cliente (no caso o SCADA) é habilitar um report livre, associado com as variáveis que você pretende receber. Neste cenário, sugiro você fazer o seguinte:

       No equipamento, revisar todas as configurações de Reports e DataSets;
       Verificar se os Reports estão livres (RptEnable = False);
       Utilizar a última versão do Driver IEC61850;

      https://drive.google.com/file/d/1wT_cBstKGq7CU4Ho1AO-9qk1gAkDRqdu/view?usp=sharing

       Realizar a reimportação das variáveis do equipamento (Uma vez que os “Logical Devices” do equipamento podem ser diferentes), de forma que os arquivos LD sejam criados novamente;
       Se mesmo após reimportar os Tag’s, a comunicação não for estabelecida, favor enviar o log de comunicação;

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *