O objeto Dicionário é uma estrutura de dados definida como um “vetor associativo”. Ao contrário de vetores comuns, cujos elementos são associados através de um índice inteiro, os elementos de um dicionário são acessados por chaves (keys), e seus valores podem ser inteiros ou strings.
Dicionários são úteis para armazenamento e recuperação de dados, e funcionam como conjuntos não ordenados de pares chave/valor onde as chaves são únicas para um dicionário, ou seja, não existem chaves repetidas (embora possam existir valores repetidos).
As principais operações feitas com dicionários são:
Criando um dicionário e armazenando o seu conteúdo no E3
O conteúdo de um dicionário pode ser armazenado em um tag interno, do mesmo modo como é feito com vetores (KB-30127: Utilizando um tag interno como vetor (Array)).
Adicionando itens a um dicionário
Para adicionar itens a um dicionário, utilize a função Add ,.
Para evitar erros de script caso o script acima seja novamente executado (ocorre erro ao tentar adicionar chaves já existentes), utiliza-se a função Exists para verificar previamente se determinada chave já existe.
Consultando dados armazenados em um dicionário
A imagem acima ilustra como obter o conteúdo de uma chave pré-existente; caso esta chave não exista, o script retornará erro. Portanto, semelhantemente à função Adicionar, onde é possível verificar se determinada chave existe ou não, esta comparação para a consulta de chaves pode ser feita da mesma forma:
Varrendo o conteúdo de itens de um dicionário
Varrendo o conteúdo de chaves de um dicionário
Removendo uma chave de um dicionário
Removendo todas as chaves de um dicionário
A aplicação exemplo em anexo, desenvolvida com Elipse E3 v. 4.6 build 162, ilustra todas as funções descritas neste artigo.
Referência:
DevGuru
(em inglês)