Usando o SQL Server no E3.

Este artigo mostra como configurar uma conexão com um banco de dados SQL Server pelo E3, bem como a gravação de dados e a aplicação de consultas para visualização em telas.

Para fins de exemplo, consideramos que o SQL Server está instalado na máquina e o banco de dados da aplicação já foi criado.

Criando uma conexão com o banco de dados:

Após criar a aplicação no E3, insira um objeto DBServer e configure-o de acordo com o banco de dados que deseja comunicar.

Para testar a conexão, clique no botão Test Connection. Caso comunique com sucesso, a seguinte mensagem será mostrada:


Criando um histórico para armazenar valores no banco:

Para este exemplo, foram criados três tags Demo que simulam valores aleatórios de temperatura e assim podem gravar no banco de dados.

Insira um histórico e adicione três campos. Configure a fonte para cada tag Demo criado na pasta de dados anteriormente.

Feito isso, entre nas propriedades do histórico e configure o nome do servidor de banco de dados (neste caso, DB1). Digite também o nome da tabela que armazenará os dados e o tempo para gravação:

Após isso, clique no botão Create Table para criar a tabela no banco. Se este comando for executado com sucesso, será mostrada a seguinte mensagem:

Mostrando os dados gravados:

Para mostrar os dados gravados no banco, utilizaremos o objeto E3Browser, que terá também um objeto Consulta (E3Query) responsável por coletar os dados no banco.

Primeiramente, insira na tela um E3Browser e acesse suas propriedades. Na aba Query, selecione a consulta Query1 e clique no botão Configure. Marque o servidor de banco de dados que foi criado:

Na próxima janela, selecione a tabela que armazena os dados da temperatura. Como definimos anteriormente, o nome da tabela é TesteTemp.

Na janela de configuração da consulta, marque os campos da tabela em que se deseja visualizar. Neste caso, foram marcados o E3TimeStamp, Temp01, Temp02 e Temp03. Na coluna Title, foram dados “apelidos” aos campos: Temperatura1, Temperatura2 e Temperatura3, respectivamente. Abaixo está ilustrada a configuração da consulta.

Nota: É possível editar diretamente estes comandos SQL. Para tal, é necessário ir na aba SQL e implementar os comandos. Uma possibilidade é utilizar a ferramenta do SQL Server (SQL Management Studio) para criar estes comandos.

Na aba Visualize, você pode executar a consulta para ver se ela está buscando os dados corretamente. Como ainda não rodamos a aplicação, esta tabela está vazia, então as colunas aparecerão sem nenhum dado.

De volta nas propriedades do E3Browser, vá na aba Options e marque a opção Refresh every … ms, configurando-a para 5000 ms.

Feito isso, salve e execute a aplicação. Na tela, serão mostrados os dados gravados no banco, com atualização automática a cada 5 segundos.

Anexos:

SQLServer

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 1 / 5. Count: 2

Thoughts on “Usando o SQL Server no E3.

  1. Notei que quando se cria um banco de dados no Microsoft SQL Server Management Studio o diretório padrão é “C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL16.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\” e não tenho permissões de alterar para uma pasta onde está a aplicação E3 na área de trabalho. O que me garante de que quando eu mover a pasta da aplicação do E3 do computador que estou desenvolvendo para o computador em que a aplicação E3 será rodada os bancos de dados estarão todos lá?

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *