O Hot-Standby permite a implementação do conceito de failover em um sistema supervisório. Este conceito consiste na possibilidade de se ter dois servidores (principal e backup) atuando um como contingência do outro, ou seja, se o servidor principal falhar, um servidor de backup entra em ação imediatamente, sem perda da continuidade do processo. Diz-se do servidor em espera que está em modo Standby.
1) Como forçar a troca de servidores?
Para isso, há mais de uma opção:
- No E3Admin da máquina em Standby, selecione a opção Servidor–Ativar!:
- Outra opção é simular um erro de conexão. Isto pode ser feito ao remover o cabo de rede do computador, por exemplo.
- Também é possível usar o método ReportFailure() do objeto Servidor (Application) para gerar um erro na aplicação. Por exemplo:
Application.ReportFailure “Falha1”, “Falha na aplicação!”, 5. A troca será feita, e o erro poderá ser visto e reconhecido via E3Admin:
As seguintes ações NÃO são válidas para simular um erro de conexão: fechar o domínio, fechar o E3Server, desligar o computador, cortar a energia da máquina, etc. Para maiores informações, consulte o Manual de Referência de Scripts.
2) O que acontece quando a máquina principal é desligada, ou quando ocorre uma queda de energia?
Quando isto acontece, o servidor reserva assume a execução da aplicação. Entretanto, uma queda de energia pode corromper os arquivos da aplicação; assim, não é recomendado realizar esse tipo de teste. Além disso, é importante salientar que ao reiniciar o Windows da máquina principal, deve-se reabrir o domínio para deixá-lo pronto para a próxima troca de servidores.
3) O que acontece se o ping de integridade falhar?
Se o ping no servidor de backup estiver funcionando, o sistema continua rodando normalmente. Se não é possível acessar o endereço de integridade nem o servidor de backup, o servidor principal assume que a sua interface de rede está com problemas, e altera seu estado para standby (modo de espera). Se o servidor em modo Standby conseguir acessar a integridade e não conseguir acessar o servidor em modo Hot (principal), ele entende que o servidor Hot está com problemas e assume a execução do Domínio.
4) É possível usar o IP de um dos dois servidores como ping de integridade?
Isso é possível, mas não é recomendado, pois o propósito do ping de integridade é ter uma terceira máquina ligada aos outros servidores para determinar se a rede está funcionando. Entretanto, se um dos servidores for configurado com ping de integridade, existem dois resultados possíveis:
- Se a máquina configurada com o ping de integridade cair, a outra NÃO irá assumir;
- Se a máquina que não está configurada com o ping de integridade cair, a outra assumirá a execução da aplicação.
5) O que acontece se a rede cair?
O domínio pára e os dois servidores ficam em standby.
6) Por que o servidor principal está iniciando em Standby, e vice-versa?
Isso acontece porque quando o sistema Hot-Standby inicia, ele coloca os servidores em ordem alfabética pelos nomes das máquinas, e não dos servidores, independentemente de como o E3Admin tiver sido configurado. Por exemplo, caso o computador TESTE tiver sido configurado como o principal, e o computador ELIPSE como o reserva, o sistema iniciará invertido. Se isso acontecer, o recomendado é fazer a troca manualmente.
7) O que acontece ao tentar conectar um E3Viewer no servidor que está em Standby?
O E3Viewer será redirecionado automaticamente para o servidor ativo.
8) Como abrir um E3Viewer em cada máquina?
Para isso, basta abrir os E3Viewers e conectá-los ao servidor local.
9) O Hot-Standby funciona em modo Demo?
Não, é necessário ter uma hardkey de Hot-Standby.
10) Como deve-se configurar a opção Tempo para ativação do servidor reserva?
Quanto maior for a aplicação, maior deve ser o valor configurado nessa opção. Se houver dúvidas, recomendamos deixá-la configurada com o valor padrão (15s).