Descrição:
Como criar link entre objetos de tela e tags de comunicação em runtime?
Solução:
Para isto, deve-se utilizar o método CreateLink do objeto de tela em questão:
Onde:
- Property: nome da propriedade para qual será criada a associação
- Source: nome do objeto de origem da associação
- Type (opcional): tipo de associação a ser criada. Quando este parâmetro for omitido, será criada uma associação simples
Opções disponíveis para o parâmetro Type:
0 – Associação Simples: o valor da origem é copiado para a propriedade toda vez que ele for modificado.
1 – Associação Bidirecional: ocorre o mesmo que na associação simples; porém, caso haja uma variação na propriedade, seu valor será copiado para a origem, gerando assim uma associação de duas direções.
2 – Associação Analógica: estabelece uma escala de conversões entre a variável de origem e a propriedade.
3 – Associação Digital: são especificados valores fixos ou alternantes para a propriedade, que são atribuídos de acordo com a fonte ser verdadeira ou falsa.
4 – Associação por Tabela: podem ser estabelecidas condições entre a variável, os valores e o destino. Na tabela, são especificados os valores mínimos e máximos, além das demais configurações.
5 – Associação Reversa: esta associação é uma associação unidirecional da propriedade para a fonte.
6 – Associação Múltipla: é semelhante a uma associação por tabela, exceto que cada linha da associação permite buscar seu valor de uma fonte diferente.
Exemplo de script entre um Display da tela e uma tag demo criando uma associação simples:
Screen.Item("Display").Links.CreateLink "Value", "Dados.TagDemo1.Value", 0