1° Passo – Teste de conexão com o banco de dados.
Através do E3Studio, clique com o botão direito sobre o objeto servidor de banco de dados de sua aplicação, e em seguida acesse as propriedades deste objeto. Na aba Configuração, selecione a opção Testar Conexão. Caso a conexão com o banco de dados tenha sido bem sucedida, ignore o 2° passo desse artigo.
2° Passo – O banco de dados atingiu o limite de dados armazenados?
Caso a resposta seja positiva, a comunicação entre o E3 e o banco de dados será interrompida, fazendo com que os arquivos *.e3i e *.e3o sejam gerados. Verifique se é possível efetuar um back-up dos dados armazenados no banco ou criar um novo banco de dados para que o E3 possa voltar a gravar os dados normalmente.
3° Passo – Teste de conexão: descompactando os arquivos *.e3i e *e3o.
Depois de efetuar o 1° passo e verificar que a conexão com o banco foi bem sucedida, verifique qual a versão do Elipse E3 está instalada e qual o tamanho (espaço em disco) dos arquivos *.e3i e *.e3o. A partir disso, efetue um dos procedimentos citados abaixo:
a) Versão do Elipse E3 equivalente ou anterior à versão 3.2 build 263:
– Caso os arquivos sejam maiores que 4GB, eles não serão descompactos no banco de dados, pois com estas versões, os arquivos *.e3i e *.e3o não são capazes de descompactar os dados no banco. Para este caso, entre em contato com o suporte técnico da sua região.
– Caso os arquivos sejam menores que 4GB, ao retomar a comunicação com o banco de dados, os arquivos *.e3i e *.e3o descompactarão os dados no banco.
b) Versão do Elipse E3 equivalente ou superior à versão 3.2 build 264:
– Ao retomar a comunicação com o banco de dados, os arquivos *.e3i e *.e3o descompactarão os dados no banco.
4° Passo – Os arquivos *.e3i e *.e3o continuam a ser gerados? Eles continuarão armazenando os dados?
Se mesmo após a execução dos procedimentos os arquivos *.e3i e *.e3o voltarem a ser gerados, isto significa que ainda existe erro na conexão do Elipse E3 com o servidor do banco de dados.
Para maiores informações, entre em contato com o suporte técnico de sua região.