Este vídeo demonstra algumas funcionalidades do Elipse Power, o novo produto da Elipse Software voltado para aplicações na área de energia elétrica.
Esta aplicação modela um sistema fictício contendo duas subestações, ambas interligadas por uma linha de transmissão e um alimentador. É um sistema bem simples, mas que demonstra os vários objetos e o tipo de interligação entre eles.
Na tela Diagrama Tronco, podemos visualizar o sistema de forma mais ampla, sendo possível identificar as duas subestações com seus alimentadores e linhas de transmissão. Nesta tela, note que apenas os equipamentos mais relevantes estão sendo mostrados. O objetivo desta tela é mostrar uma visão geral do estado do sistema.
Já as telas Subestação1 e Subestação2 mostram todos os equipamentos que fazem parte destas subestações. Estas são as telas utilizadas pela operação, onde é possível verificar o estado de todos os equipamentos.
Na tela Distribuição, encontramos um esquemático equivalente do sistema de distribuição, sendo possível verificar os equipamentos e cargas existentes em cada alimentador e a forma com que cada alimentador se conecta com os demais. Nesta mesma tela, é demonstrada a utilização de geração distribuída.
A tela Alarmes mostra os alarmes em tempo real, permitindo também aplicar filtros por equipamentos e tipos de medidas. Na tela de tendências, é possível verificar, de forma gráfica, os valores de cada uma das medidas do sistema, disponibilizando um treeview contendo toda a estrutura do sistema.
Juntamente a esta aplicação, rodam também dois módulos elétricos: o Processador Topológico e o Fluxo de Potência. Estes módulos são algoritmos cuja função é potencializar a ferramenta de operação do sistema.
O módulo Processador Topológico tem a função de informar ao operador se determinado trecho está energizado ou não com base nas informações coletadas em tempo real.
Já o módulo Fluxo de Potência informa o valor das Potências Ativa e Reativa, Corrente e Tensão, em qualquer ponto do sistema, permitindo assim fazer diversas simulações que podem ser utilizadas, por exemplo, para construir um sistema de treinamento de operadores (OTS).
Para assistir em tela cheia dê um duplo-clique sobre o vídeo.
Estou desenvolvendo o supervisório Elipse Power para substituir o IFIX , temos 17 subestações, todas interligadas com com ramais e alimentadores , mas estou com dificuldade de realizar as interligações das linhas de transmissão entre as subestações e os alimentadores das subestações que a alimentação vem de outras subestações.
Temos as chaves religadores de campo , que é alimentada por cada ramal da saída de uma subestação, onde essa subestação de 13.8kV, é alimentada por uma Subestação de 69kV.
Conseguindo realizar essas ligações acredito que a primeira parte do projeto estará pronto para testar.
Caso precise posso enviar os diagramas unifilar.
Temos 3 licenças adquiridas e mais o Elipse Care que está em tramite de pagamento.
Como posso ver algum documento mostrando essas interligações ?
Adenilson, neste ponto dos seus testes você precisa integrar subestações com alimentadores no modelador elétrico?
Se for o caso, é necessário utilizar a ferramenta “Conector” ao invés da ferramenta “Seguimento de Linha de Transmissão”, que permitirá integrar subestações com alimentadores. Tendo feito isso, você conseguirá realizar as devidas conexões no unifilar de cada elemento.
Estarei entrando em contato por e-mail para verificar mais detalhes do seu modelo elétrico.
Estou com dificuldade de realizar as interligações entre as três subestações e os 6 alimentadores para chaves religadoras na saída de uma das subestação.
O vídeo não aparece, alguém pode postar algum documento mostrando como fazer essas interligações (Linknodes).
Obrigado!!!
Adenilson, o vídeo já está disponível no artigo.
Quais informações precisamos para especificar o Software Elipse Power e também para especificação de hardware do Servidor para trabalhar em uma rede de Sistema de Automação de Subestação – SAS, que envolva IEC-61850 e Modbus TCP?
É necessário informar a quantidade de drivers para cada tipo de rede? E número de TAGs envolvido? Tipo:
1. Quantidade de drivers de Rede IEC-61850?
2. Quantidade de drivers de Rede MODBUS?
3. Quantidade de Tags que serão usados nas telas do Supervisório?
Ronaldo, sim, serão necessárias todas estas informações, bem como o número de operadores conectados simultaneamente à aplicação. Quanto mais elevado for o número de IODrivers e IOTags desta aplicação, mais robusto precisará ser o hardware escolhido. Para informações mais detalhadas, sugiro que entre em contato diretamente com o suporte técnico da Elipse.