Usando Bibliotecas no Elipse E3: Lição 3.

XObject

XObjects são bibliotecas de dados que permitem configurar uma estrutura de dados a ser executada no servidor. Essa estrutura pode realizar cálculos, associações, comunicações, verificação de alarmes, registro histórico, e mais.

Para inserir um novo XObject na Biblioteca, siga estes passos:

  1. Clique com o botão direito do mouse em XObjects, selecione a opção Inserir XObject em e clique no arquivo de Biblioteca.

Figura 1

  1. Altere o nome de XObject1 para o nome que desejar.

Ao inserir um XObject, há duas abas na parte inferior da tela, Propriedades e Scripts. Como o XObject é uma estrutura de dados, e não um objeto visual, não há uma aba Design.

Em um XObject, é possível inserir XProperties e qualquer módulo do E3 que seja executado no servidor:

Figura 2

Desenvolvimento de XObjects

Como já temos um arquivo de Biblioteca, podemos criar XObjects.

TagMotor

Como exemplo, vamos desenvolver uma aplicação que monitora o estado de manutenção, defeito e a velocidade de cada motor. Além disso, caso o motor esteja com defeito, um alarme deve ser disparado.

  1. Insira um novo XObject chamado TagMotor.
  2. Na aba Propriedades, crie três propriedades:

Figura 3

  1. Insira um objeto Configuração de Alarmes no XObject.

Figura 4

  1. No objeto Configuração de Alarmes, crie uma Área chamada Motor.
  2. Na Área Motor, insira um Alarme Digital chamado AlarmeDefeito para monitorar a propriedade Defeito do XObject.

Figura 5

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o objeto AlarmeDefeito para acessar suas propriedades, e escolha uma mensagem para o alarme.

Figura 6

  1. Salve e registre a Biblioteca.

Utilizando um XObject

Siga os procedimentos abaixo para utilizar o XObject:

  1. No servidor de Dados, insira três objetos do tipo TagMotor, Motor1, Motor2 e Motor3.

Figura 7

  1. Na TelaInicial, crie três botões do tipo ToggleButton, Motor1, Motor2 e Motor3.
  2. Crie uma Associação Bidirecional entre a propriedade Value de cada botão com a propriedade Defeito do seu respectivo motor.

Figura 8

  1. Ao lado de cada botão do motor, insira um Display para visualizar o RPM. Faça uma associação com a propriedade RPM do respectivo TagMotor.
  2. Para visualizar os alarmes, insira um objeto E3Alarm na Tela.
  3. No E3Alarm, configure a propriedade Nome do Servidor de Alarmes. Caso não haja nenhum servidor disponível, insira um Servidor de Alarmes no seu Domínio.

Figura 9

  1. Execute a aplicação.

Recebendo valores

O XObject é uma estrutura de dados com diversas propriedades. Essas propriedades podem receber valores de outros objetos através de associações ou scripts.

  1. No objeto Dados do Servidor de Dados, crie três Tags Demo chamados RPM1, RPM2 e RPM3 do tipo Aleatório (random).

Figura 10

  1. Crie uma Associação Simples entre a propriedade RPM de cada objeto TagMotor (Motor1, Motor2 e Motor3) com o respectivo Tag Demo.

Figura 11

  1. Execute a aplicação.

Exercícios

Tempo de Manutenção

Agora, vamos criar um objeto que dispara um alarme se o equipamento estiver ligado há mais tempo do que o recomendado.

  1. Crie um XObject chamado TempoManutencao.
  2. Na aba Propriedades, crie as seguintes propriedades:

Figura 12

  1. No XObject TempoManutencao, insira um Servidor de Dados chamado Dados.

Figura 13

  1. Na pasta Dados, insira um Tag Contador chamado Contador.

Figura 14

  1. Altere a propriedade CounterType do Contador para 1 – Infinite.
  2. Crie uma associação no Tag Contador para que seu valor seja enviado para a propriedade TempoLigado.
  3. A propriedade de habilitar ou desabilitar (Enabled) do Tag Contador deve estar associada à propriedade Ligado do XObject.
  4. Insira um objeto Configuração de Alarmes no XObject.
  5. Crie uma Área com um Alarme Digital para TempoLigadoTempoMaximo.
  6. Salve e registre a Biblioteca.
  7. Insira três objetos TempoManutencao na pasta Dados, Tempo1, Tempo2 e Tempo3.
  8. Insira na Tela um botão do tipo ToggleButton, um Display e um SetPoint. O botão deve estar associado à propriedade Ligado, o Display à propriedade TempoLigado e o SetPoint à propriedade TempoMaximo de um objeto TempoManutencao.

Figura 15

  1. Para visualizar os alarmes, insira na Tela um objeto E3Alarm e verifique se há um objeto Servidor de Alarmes no Domínio (crie um se não houver).
  2. Execute a aplicação e teste as funcionalidades.

TagValvula

Vamos criar um objeto que salva um histórico dos estados defeito, aberto ou fechado de todas as válvulas no banco de dados.

  1. Crie um XObject chamado TagValvula.
  2. Na aba Propriedades, crie as seguintes propriedades:

Figura 16

  1. Faça as seguintes configurações:
  • Quando a propriedade Aberta for verdadeira, a propriedade Texto deve ser “NomeValvula aberta”, e quando a propriedade for falsa a propriedade Texto deve ser “NomeValvula fechada”.
  • Quando a propriedade Defeito for verdadeira, a propriedade Texto deve ser “NomeValvula com defeito”, e quando a propriedade for falsa a propriedade Texto deve ser “NomeValvula operando normalmente”.
  1. Para salvar o texto no banco de dados, insira um objeto Histórico no XObject TagValvula.
  2. No Histórico, insira um campo chamado Mensagem para armazenar a propriedade Texto do TagValvula.
  3. O Histórico deve gerar a tabela Valvula e gravar um novo registro sempre que o texto for alterado.
  4. Salve e registre a Biblioteca.
  5. Insira dois objetos TagValvula na pasta Dados, Valvula1 e Valvula2.
  6. Na Tela, insira dois botões do tipo ToggleButton e um Display. Um botão deve estar associado à propriedade Aberta, outro à propriedade Defeito e o Display à propriedade Texto de um objeto TagValvula. Faça isso para os dois objetos inseridos.
  7. Execute a aplicação e teste as funcionalidades.

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Anexos:

ProjetoBibliotecas.zip

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