Como reconfigurar tags do EPM associados ao Elipse Data Model.

Este artigo mostra como reconfigurar os tags do EPM associados ao Elipse Data Model. Afinal, após realizar modificações na estrutura de tags do Elipse E3/Power, como atualizar o EPM sem criar novos tags?

 

Estudo de caso

Utilizamos o Elipse Data Model para fazer o sincronismo de propriedades do E3/Power com o EPM. Ou seja, o Data Model basicamente lê os tipos do E3/Power onde o sincronismo deve ocorrer, e então cria os tags e a modelagem no EPM. Deve-se cuidar nesta etapa para associar a modelagem aos tags. Para descobrir se um tag já havia sido criado no EPM e portanto, não precisa ser criado novamente, confira o PathName da variável (no EPM, é a propriedade SourceAddress).

Em um certo momento, é necessário fazer uma atualização e melhorias na estrutura do Elipse E3 ou Power para padronizar medidas e propriedades por exemplo. Com isso, alteram-se os PathNames.

Para evitar que o Elipse Data Model crie novos tags – afinal o PathName das respectivas propriedades no E3/Power não é mais o mesmo em relação aos tags (Basic Variables) existentes no EPM – é necessário atualizar também essa propriedade no EPM. É recomendável também atualizar o nome das Basic Variables (que basicamente é o PathName, mas com underline ao invés de ponto) para evitar confusões.

O resultado final é que o Elipse Data Model não irá criar tags novos e sim reutilizar aqueles já existentes para re-associar com a nova modelagem. Assim, não se perde o histórico de dados com a mudança/atualização da estrutura do E3/Power.

 

Alterando as propriedades

Para alterar as propriedades dos tags de forma fácil, recomenda-se utilizar a ferramenta de Import/Export do EPM Addin for Microsoft Excel. O artigo KB-5509 faz referência à este recurso.

No exemplo abaixo, a estrutura de tags do E3 possui três prédios (PredioA , PredioB e PredioC) com suas respectivas tags (Lampada1 e Lampada2):

Os tags, monitorados pelo Elipse Data Model, estão sincronizados no EPM:

Em uma planilha do Excel, através da aba ‘Suplementos – EPM’, selecione ‘Data Object Management – Import’:

Na janela que se abre, selecione as respectivas propriedades (‘Selected Attributes’) a serem utilizadas (SELECTED, NAME, NEW NAME, INTERFACE SERVER, INTERFACE, SOURCE ADDRESS) e as tags que serão alteradas através do botão “Add”, clicando em OK para finalizar:

Caso a importação dos tags para o Excel seja bem sucedida, a seguinte mensagem aparecerá:

No Elipse E3, o projeto teve a estrutura alterada com o PredioA, passando a ser o PredioX. Também criamos uma pasta de dados chama Sala, no PredioB, para onde movemos a Lampada2.

 

Atualizando as informações

Utilizando a ferramenta Substituir do Excel, atualizamos as informações das respectivas tags.

Primeiramente, deve-se renomear os tags copiando os nomes da coluna NAME para a NewName:

Com a coluna NEW NAME selecionada, localiza-se PredioA, a ser substituído por PredioX, alterando assim o nome do tag:

Com a coluna SOURCE ADDRESS selecionada, localiza-se PredioA , a ser substituído por PredioX, alterando assim a fonte de dados do tag:

Para a segunda alteração, com a coluna NEW NAME selecionada, localiza-se PredioB_Lampada2_Value , a ser substituído por PredioB_Sala_Lampada2_Value, alterando assim o nome do tag:

Com a coluna SOURCE ADDRESS selecionada, localiza-se PredioB.Lampada2.Value , a ser substituído por PredioB.Sala.Lampada2.Value, alterando assim a fonte de dados do tag. Nota-se que nesta coluna, o endereço é separado por . ao invés de _:

Após a criação dos objetos, com o cursor selecionando uma das células criadas (A2, por exemplo), abrir o menu de exportação em ‘Data Object Managent – Export’.

Na janela que se abre, informa-se a conexão do EPM Server e exibe-se três opções de exportação:

  • Only create new Basic Variables: apenas criam-se variáveis novas (se houver alguma variável na tabela que já exista no EPM Server, não haverá duplicação).
  • Only edit selected Basic Variables: apenas editam-se as variáveis selecionadas no EPM Server (não se criam novas tags, que não estejam no EPM Server).
  • Edit selected Basic Variables and create as necessary:  as variáveis selecionadas são editadas no EPM Server e as que não existirem, serão criadas no EPM Server.

Selecionando a segunda opção, Only edit selected Basic Variables – OK, será exibido:

Ao atualizar a aba das BasicVariables no EPM Studio, nota-se que as tags alteradas tiveram as propriedades NAME e DataAddress atualizadas:

Com relação a modelagem existente no nodo Elipse Data Model, ela será automaticamente recriada e associada novamente aos tags no próximo evento de sincronismo.

Print Friendly, PDF & Email

Este artigo foi útil? Was this helpful?

Classificação média - Average rating 0 / 5. Count: 0

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *