Criando um modelo elétrico com tamanho proporcional ao da tela de operação.

Descrição:

No Importador de Telas do Elipse Power, os objetos são criados de forma proporcional, considerando o tamanho do objeto no modelo elétrico, a área de desenho do modelo e o tamanho da Tela. Por isto, ao criar um modelo elétrico em um área cujo tamanho é não proporcional ao da tela de operação, os objetos de tela talvez não apresentem uma interface agradável, e serão preciso ajustes manuais na tela para que um resultado satisfatório seja alcançado.

Para garantir a melhor aparência possível aos objetos de tela (ou seja, que eles sejam criados com seus tamanhos originais), deve-se criar o modelo elétrico em uma área com tamanho proporcional ao disponível na tela de operação. Este artigo mostra como utilizar o cálculo de proporção para esta finalidade.

Solução:

A aplicação utilizada neste artigo contém um quadro com três divisões horizontais:.

  • Superior (Menu_Area)
  • Central (SE_Area)
  • Inferior (Alarms_Area)

A aplicação também possui uma tela chamada SE1_Screen, que foi ajustada ao tamanho do divisor Central (SE_Area) através de opção Ajustar Divisor da tela, o que lhe garantiu um tamanho proporcional ao divisor. A partir daí, siga estes procedimentos para a criação do modelo elétrico de acordo com o tamanho disponível de tela:

1. Grave os valores das propriedades Height (altura) e Width (largura) da tela para onde o modelo será importado. Note que este valor depende tanto da resolução da tela (Configuração do Viewer) quanto das divisões criadas no quadro. Neste exemplo, os valores são:

Height = 14907,948
Width = 36142,083

NOTA: Cada aplicação tem seu valor próprio para estas propriedades, de acordo com a divisão do quadro e a resolução do Viewer.

2. Verifique o tamanho dos objetos a serem criados no modelo elétrico. Este valor é indicado na propriedade Size do objeto, e por padrão está configurado proporcionalmente ao zoom da área de desenho do modelo elétrico. Neste exemplo, os objetos são criados com Size = 20.

3. Com os dados sobre a altura e a largura da tela de operação e o tamanho dos objetos do modelo elétrico, é possível calcular o tamanho da área disponível para a criação do modelo elétrico. Para isto, utilize a seguinte fórmula:

XMax = (Width / 2000) * Size
YMax = (Height / 2000) * Size

Onde:

XMax: Largura da área de desenho do modelador elétrico
YMax: Altura da área de desenho do modelador elétrico
Width: Largura da tela de operação
Height: Altura da tela de operação
Size: Tamanho do objeto no modelador elétrico

4. Utilizando os valores da aplicação exemplo, temos:

XMax = (36142, 083/ 2000) * 20 = 361,420
YMax = (14907, 948/ 2000) * 20 = 149,080

5. Os valores obtidos no cálculo acima deverão ser aplicados às propriedades XMax e YMax da área de desenho do modelador elétrico (clicando a área de desenho do modelador elétrico, as propriedades estarão disponíveis na Janela de Propriedades no canto inferior esquerdo do Studio). Neste exemplo, a área do modelo a ser dimensionada é de uma subestação chamada SE1, onde as propriedades XMax e YMax foram configuradas da seguinte forma:

6. Após configurar o tamanho da área de seu desenho, crie o modelo elétrico no espaço disponível. Note que a distância entre os objetos no modelo elétrico será menor do que a distância representada na tela, para que os terminais fiquem bem próximos no modelo elétrico. A figura abaixo demonstra o modelo criado no exemplo:

7. Por último, importe o modelo elétrico para a tela de operação clicando com o botão direito sobre a tela e selecionando a opção Importar Modelo Elétrico. Rode a aplicação e verifique se o tamanho dos objetos de tela estão proporcionais ao tamanho disponível. A figura abaixo mostra o modelo importado para a tela de operação:

NOTAS:

1. Caso o modelo elétrico já tenha sido criado anteriormente sem os cálculos de proporção, há duas opções para melhorar o layout da tela de operação:

  • Utilizar o Zoom da tela: Através destas opções (100%, Preencher, Toda a Largura, etc.), é possível obter um resultado satisfatório, uma vez que o tamanho do modelo como um todo pode ser aumentado ou diminuído de acordo com o zoom da tela; porém, os objetos de tela tendem a ficar distorcidos.
  • Aplicar a fórmula de proporção mostrada neste artigo, mas calculando o valor da propriedade Size dos objetos do modelo elétrico: Desta maneira, os objetos serão redimensionados de acordo com o tamanho da tela de operação e da área de desenho do modelo elétrico. O valor da propriedade Size de cada um dos objetos do modelo deve ser alterado manualmente.

2. Em anexo, a aplicação exemplo discutida neste artigo.

Anexos:

Utilizando_Proporcao_v1

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *