Configurando um comando e intertravamento com a biblioteca PlantModel.

Este artigo demonstra como configurar um comando e um intertravamento com a biblioteca PlantModel.

Configurando o comando

Para configurar um comando com a biblioteca PlantModel no Elipse E3, deve-se executar as seguintes ações:

1. No objeto onde se deseja adicionar o comando, primeiro adicione uma pasta de comando, da biblioteca PlantModel, conforme imagem de exemplo abaixo:

2. Depois de adicionar a pasta de comando, de dentro desta devemos adicionar e nomear as unidades de comandos, conforme imagem exemplo:

3. Agora vamos adicionar dentro do comando suas unidades, que são os tipos de comandos que ele pode realizar, conforme exemplo na imagem abaixo:

4. Na unidade de comando devemos configurar:

  • Na propriedade WriteTag: o Tag de comunicação que receberá o comando;
  • Na propriedade WriteValue: o valor que será enviado para este tag de comando;
  • E também podemos configurar, de forma opcional, se quisermos realizar a escrita de bits ao invés de valores/palavras, a propriedade UseDirectBit igual a TRUE para habilitar a escrita de bits; na propriedade DirectBit, configuraremos o bit que receberá o valor da propriedade WriteValue.

Configurando o intertravamento

O intertravamento é sempre adicionado logo abaixo do objeto que se deseja intertravar/bloquear; desta forma, por exemplo, para intertravar/não permitir um comando de executar a ação de ligar algum dispositivo quando este dispositivo já está ligado, podemos adicionar o intertravamento abaixo deste comando, monitorando a propriedade de estado deste dispositivo. Se ele estiver ligado, é possível bloquear o comando.

Com base neste exemplo, vamos fazer a configuração de um intertravamento:

1. Primeiramente, vamos adicionar a pasta de intertravamento abaixo do comando que queremos intertravar; neste exemplo, será abaixo do comando ligar:

2. Dentro da pasta de intertravamentos, vamos adicionar um intertravamento, conforme imagem abaixo:

3. Então, vamos configurar este intertravamento para que caso o dispositivo já esteja ligado, não seja permitido executar o comando de ligar. Para isso, vamos realizar as configurações conforme imagem:

Nota: A propriedade ComparisonOperator informa o tipo de comparação a ser realizado entre o valor da propriedade Value e ComparisonValue. Seus valores possíveis são:
0 – Igual ; 1 – Diferente ; 2 – Menor que ; 3 – Maior que ; 4 – Igual ou menor que ; 5 – Igual ou maior que

4. Para realizarmos a comparação do valor de ComparisonValue com Value, vamos pegar por associação na propriedade Value o valor do dispositivo, conforme exemplo abaixo:

Desta forma, finalizamos a configuração do intertravamento.

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *