Configurando o Driver de Comunicação OPC UA.

O Driver de Comunicação OPC UA implementa a comunicação com um servidor OPC UA que implemente leituras históricas ou de tempo real, como por exemplo o EPM. Este objeto pode ser usado como fonte de dados de um objeto Consulta. Para inserir um Driver de Comunicação OPC UA em um projeto, clique com o botão direito do mouse no nome do projeto no modo Explorer e selecione a opção Inserir – Driver de Comunicação OPC UA. No modo Domínio, clique com o botão direito do mouse no item Objetos de Servidor – Drivers e OPC, selecione a opção Inserir Driver de Comunicação OPC UA Em e logo após o nome do projeto desejado.

Inserindo um Driver de Comunicação OPC UA em modo Domínio

Configuração

A configuração do objeto Driver de Comunicação OPC UA é semelhante à configuração do Driver de Comunicação OPC. Para configurá-lo, clique com o botão direito do mouse no objeto e selecione o item Selecionar Servidor .

Opção Selecionar servidor

A janela a seguir é mostrada, permitindo selecionar um servidor OPC UA na máquina local ou na rede.

Servidores OPC UA locais e na rede

Para cada servidor OPC UA, tanto locais quanto em rede, são enumerados os pontos de conexão (endpoints), que podem utilizar diferentes protocolos e modos de segurança. Além disto, para cada ponto de conexão o servidor também pode suportar diferentes formas de identificação e autenticação de usuários.

Atualmente, o E3 permite a conexão apenas pelo modo TCP Binário. Para este modo, o E3 suporta os modos de segurança definidos pelo padrão OPC UA, em diversas combinações de políticas de segurança. Para a autenticação, o E3 suporta apenas os modos Anônimo e Usuário e Senha.

NOTA: A janela Servidores OPC UA lista todos os protocolos e modos de segurança, para informação do usuário. Entretanto, somente os modos compatíveis com o E3 podem ser selecionados.

Ao selecionar um ponto de conexão compatível com o E3, as propriedades EndPointURL, SecurityMode e SecurityPolicy do objeto são automaticamente preenchidas.

Se as propriedades UserName e Password do objeto são deixadas em branco, o E3 utiliza uma conexão anônima com o servidor. Caso contrário, o E3 envia os valores destas propriedades para o servidor, que deve suportar este tipo de autenticação no ponto de conexão selecionado.

Neste objeto também é possível configurar diversos limites de tempo (time-outs) da conexão OPC UA. Estes valores de limite de tempo (propriedades TimeoutCall, TimeoutConnection e TimeoutSession) são sempre em milissegundos e devem ser ajustados de acordo com a performance da comunicação, que pode ser limitada pelo servidor, pela rede, pelas máquinas onde executam o cliente e o servidor e até mesmo pelas operações realizadas pelo cliente. Este ajuste deve ser realizado caso a caso e os valores padrão destas propriedades são apenas sugestões.

No E3 Studio, a comunicação com o Driver pode ser ativada ao selecionar a opção Ativar Comunicação no menu contextual do objeto. A ativação é executada automaticamente pelos objetos Consulta ao selecionar servidores, Tags, ou executar a visualização dos resultados de uma consulta (na aba Visualizar).

NOTA: A opção Ativar ou Desativar Comunicação implica em um número suficiente de licenças para todos os Tags de Comunicação OPC UA e Elementos de Bloco OPC UA presentes no Driver de Comunicação OPC UA. Se não há licenças suficientes para todos os Elementos de um Bloco de Comunicação OPC UA, o Bloco de Comunicação OPC UA inteiro não comunica.

Note que para editar as propriedades do Driver pode ser necessário desativar a comunicação. Se a comunicação estiver ativa no E3 Studio, é possível abrir uma janela de informações sobre o servidor selecionado ao selecionar a opção Informações Sobre o Servidor no menu contextual do objeto. Caso a conexão não esteja estabelecida, por qualquer motivo, esta janela mostra pontos de interrogação no lugar das informações.

Para maiores informações, verifique o item Drivers — Driver de Comunicação OPC UA no Manual do Usuário do E3.
Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes1
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *