O Driver de Comunicação OPC UA implementa a comunicação com um servidor OPC UA que implemente leituras históricas ou de tempo real, como por exemplo o EPM. Este objeto pode ser usado como fonte de dados de um objeto Consulta. Para inserir um Driver de Comunicação OPC UA em um projeto, clique com o botão direito do mouse no nome do projeto no modo Explorer e selecione a opção Inserir – Driver de Comunicação OPC UA. No modo Domínio, clique com o botão direito do mouse no item Objetos de Servidor – Drivers e OPC, selecione a opção Inserir Driver de Comunicação OPC UA Em e logo após o nome do projeto desejado.
Configuração
A configuração do objeto Driver de Comunicação OPC UA é semelhante à configuração do Driver de Comunicação OPC. Para configurá-lo, clique com o botão direito do mouse no objeto e selecione o item Selecionar Servidor .
A janela a seguir é mostrada, permitindo selecionar um servidor OPC UA na máquina local ou na rede.
Para cada servidor OPC UA, tanto locais quanto em rede, são enumerados os pontos de conexão (endpoints), que podem utilizar diferentes protocolos e modos de segurança. Além disto, para cada ponto de conexão o servidor também pode suportar diferentes formas de identificação e autenticação de usuários.
Atualmente, o E3 permite a conexão apenas pelo modo TCP Binário. Para este modo, o E3 suporta os modos de segurança definidos pelo padrão OPC UA, em diversas combinações de políticas de segurança. Para a autenticação, o E3 suporta apenas os modos Anônimo e Usuário e Senha.
NOTA: A janela Servidores OPC UA lista todos os protocolos e modos de segurança, para informação do usuário. Entretanto, somente os modos compatíveis com o E3 podem ser selecionados.
Ao selecionar um ponto de conexão compatível com o E3, as propriedades EndPointURL, SecurityMode e SecurityPolicy do objeto são automaticamente preenchidas.
Se as propriedades UserName e Password do objeto são deixadas em branco, o E3 utiliza uma conexão anônima com o servidor. Caso contrário, o E3 envia os valores destas propriedades para o servidor, que deve suportar este tipo de autenticação no ponto de conexão selecionado.
Neste objeto também é possível configurar diversos limites de tempo (time-outs) da conexão OPC UA. Estes valores de limite de tempo (propriedades TimeoutCall, TimeoutConnection e TimeoutSession) são sempre em milissegundos e devem ser ajustados de acordo com a performance da comunicação, que pode ser limitada pelo servidor, pela rede, pelas máquinas onde executam o cliente e o servidor e até mesmo pelas operações realizadas pelo cliente. Este ajuste deve ser realizado caso a caso e os valores padrão destas propriedades são apenas sugestões.
No E3 Studio, a comunicação com o Driver pode ser ativada ao selecionar a opção Ativar Comunicação no menu contextual do objeto. A ativação é executada automaticamente pelos objetos Consulta ao selecionar servidores, Tags, ou executar a visualização dos resultados de uma consulta (na aba Visualizar).
NOTA: A opção Ativar ou Desativar Comunicação implica em um número suficiente de licenças para todos os Tags de Comunicação OPC UA e Elementos de Bloco OPC UA presentes no Driver de Comunicação OPC UA. Se não há licenças suficientes para todos os Elementos de um Bloco de Comunicação OPC UA, o Bloco de Comunicação OPC UA inteiro não comunica.
Note que para editar as propriedades do Driver pode ser necessário desativar a comunicação. Se a comunicação estiver ativa no E3 Studio, é possível abrir uma janela de informações sobre o servidor selecionado ao selecionar a opção Informações Sobre o Servidor no menu contextual do objeto. Caso a conexão não esteja estabelecida, por qualquer motivo, esta janela mostra pontos de interrogação no lugar das informações.