Conectando o Elipse a um banco de dados Excel utilizando DAO.

O primeiro passo é configurar uma planilha Excel para que ela se torne um banco de dados. Para isso, crie uma nova pasta de de trabalho e em um certo ponto da planilha digite, lado a lado, o nome dos campos a serem utilizados no banco de dados. Logo após, selecione-os. No exemplo serão utilizados três campos (Campo1, 2 e 3):

Após selecionar as três células, clique no campo que define o nome da seleção e digite o nome da planilha a ser utilizada. No exemplo, foi utilizado o nome TabelaExcel.

Feito isto, salve a planilha em algum diretório e feche o Excel. Abra o Elipse SCADA e entre no Organizer. Dentro do Organizer, selecione a opção Databases, clique em Novo, e selecione a opção Use conexão ISAM. Na janela que será aberta, selecione o tipo Excel de acordo com a versão sendo utilizada; logo após, clique em Localizar para procurar pelo arquivo  (o Excel deve estar fechado). Depois de localizado o arquivo, clique em Mostra Tabelas. Feito isto, aparecerão os nomes de todas as tabelas dentro da planilha, mais a planilha TabelaExcel criada, conforme a figura abaixo.

Selecione a tabela TabelaExcel e clique em OK. Será então adicionado um item dentro do Organizer chamado TabelaExcel com 3 sub-itens: Campo1, Campo2 e Campo3. Isto conclui a conexão com uma tabela do Excel utilizando DAO.

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes0
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *