Comunicando o driver ABCIP com o simulador SoftLogix

Descrição:

O SoftLogix é um software fornecido pela Rockwell que, entre outras funcionalidades, simula controladores programáveis baseados na plataforma Logix. Portanto, este software possibilita a validação e depuração de rotinas de PLC. Mais informações estão disponíveis no site da Rockwell Automation.

É possível inserir módulos Ethernet/IP aos controladores virtuais,  viabilizando a comunicação com outros softwares através do protocolo CIP. Isto torna possível  comunicar o Elipse E3 com o SoftLogix através do driver ABCIP.

Comunicação:

Para efetuar a comunicação entre o Elipse E3 e o SoftLogix, primeiramente é necessário que este software esteja plenamente configurado e que já possua uma rotina carregada em sua CPU. É importante ressaltar que os procedimentos para configuração do SoftLogix são de total responsabilidade dos usuários. Caso haja algum problema ou dificuldade nesse passo, deve-se entrar em contato com o suporte da Rockwell. Para configurar o SoftLogix, é possível consultar o tutorial disponível neste endereço, mediante cadastro.

Um exemplo de configuração do SoftLogix pode ser visto na imagem abaixo:

Note que a CPU, que está em execução, foi configurada no Slot1, e que um módulo Ethernet/IP, responsável por viabilizar a comunicação, é inserido no Slot2. Por fim, nota-se um cartão de I/Os (somente digitais) no Slot3.

Para que o Elipse E3 possa se comunicar com o controlador acima, deve-se configurar o driver ABCIP conforme as imagens abaixo:

Basicamente, é necessário informar para o driver em qual o Slot se encontra a CPU, e qual é o IP da máquina que executa o SoftLogix. Os demais parâmetros permanecem padrões (o PortID sempre fica com o valor 1, e a porta de comunicação é a 44818).

Caso o driver tenha sido corretamente configurado, é possível identificar as variáveis disponíveis ao abrir o TagBrowser e expandir a opção OnLine, como mostra a figura abaixo.

Por fim, deve-se adicionar as tags de interesse à aplicação e testar a comunicação

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes1
No0

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *