Descrição:
O que pode ter causado falha de comunicação via cliente OPC DA do Elipse E3? A suspeita é de que o servidor não aceite autenticações do cliente. No caso descrito aqui, estou utilizando o servidor OPC B&R.DviOPC.2 da GE.
Solução:
Antes de realizar a configuração proposta neste artigo, recomendamos verificar se todas as liberações de firewall e DCOM foram aplicadas corretamente não apenas no cliente OPC DA como também no servidor. Desse modo, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:
- Configuração de Firewall e DCOM no Windows 7 para aplicações Elipse.
- Configuração de Firewall e DCOM no Windows XP/2003/Vista/2008 para aplicações Elipse.
Se logo após estas configurações o OPC DA cliente ainda não tiver sido conectado, é possível que haja um problema de autenticação. Para alterar o nível de autenticação do cliente OPC DA do Elipse E3, siga estes procedimentos:
- Primeiramente, abra a janela de configuração de objetos DCOM (digite dcomcnfg no campo de pesquisa do Windows).
- Dentro das sessões Computador -> Meu Computador -> Configurações DCOM, localize o objeto E3OpcClient.
- Logo então, acesse a janela de propriedades deste objeto, e mude o campo nível de autenticação para Nenhum.
- Para finalizar, execute novamente a comunicação OPC DA cliente no E3 Studio.
Artigos Relacionados:
- Configurações de Firewall e DCOM no Windows 7 para aplicações Elipse.
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- KB-30877: Comunicação OPC funciona apenas via Studio.
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