Comunicação entre o Elipse E3 e o Elipse SCADA via driver RemoteApp.

Introdução

Além da comunicação que pode ser feita via driver OPC, outro tipo de comunicação disponibilizada pela Elipse Software é via driver Elipse SCADA Remote Access.

Também chamado de Driver RemoteApp, ele viabiliza a comunicação com o Elipse SCADA através do protocolo de Aplicações Remotas. Para isto, é necessário que o aplicativo do Elipse SCADA tenha o driver de rede TCP/IP instalado e configurado, com uma conexão disponível.


Configuração

No Elipse SCADA:

1. Abra o Organizer, selecione o item Drivers e clique em Novo. Selecione o arquivo tcpip32.dll na pasta Drivers da instalação do Elipse SCADA.

2. Clique em Configurar para abrir a janela de propriedades do driver. Clique novamente em Configurar para editar o número da porta IP onde o driver recebe as conexões e a quantidade máxima de conexões suportadas.

3. Salve as alterações e execute o aplicativo, que já deve estar pronto para receber as conexões do driver RemoteApp.

No driver RemoteApp (Elipse E3):

1. Insira o driver RemoteApp em um aplicativo E3 e abra a sua janela de configurações.

2. Na aba Setup, selecione o item Ethernet na opção Physical Layer, para que o driver comunique via Ethernet.

3. Na aba Ethernet, selecione o item TCP/IP na opção Transport, configure o IP do computador onde está o Elipse SCADA no campo IP e a porta utilizada pelo driver de rede TCP/IP no campo Port.


Nos tags (Elipse E3):

A configuração dos tags é feita através das propriedades ParamDevice e ParamItem.

Pode-se também utilizar a janela Tag Browser, que conecta diretamente com o Elipse SCADA e mostra os tags disponíveis no aplicativo nos itens Tags e AplicaçõesRemotas.

Embora o Tag Browser mostre apenas as pastas Tags e AplicaçõesRemotas, é possível acessar qualquer objeto ou propriedade do aplicativo utilizando o caminho e o nome do objeto. Por exemplo, para saber a quantidade de alarmes ativos no aplicativo, digite Application.activeAlarms na propriedade ParamItem.

Assim como no Elipse SCADA, não é necessário informar o caminho completo de um tag para encontrá-lo. Se o nome do tag for único no aplicativo, isto é, se nenhum outro objeto tem o mesmo nome, pode-se simplesmente informar o seu nome. Por exemplo, caso exista apenas um objeto Tag001 na aplicação, é possível acessá-lo utilizando Application.Tags.Tag001, Tags.Tag001 ou Tag001.

IMPORTANTE:

  • O driver RemoteApp não suporta tags bloco, apenas tags de comunicação.
  • O protocolo de aplicações remotas do Elipse SCADA não suporta leituras síncronas. Desta forma, o driver no E3 deve estar configurado com WriteFeedbackMode = 2 (wmTrustWriteSuccess).

 

NOTA: Anexo a este artigo encontram-se uma aplicação exemplo cliente desenvolvida no Elipse E3 versão 4.6 build 157, e uma aplicação servidora desenvolvida no Elipse SCADA versão 2.29 build 141.

Anexos:

AppE3.zip
AppSCADA.zip

 

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes1
No1

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *