Executando o Viewer com um usuário sem permissão administrativa no Windows Vista/7/8/10.

Descrição:

Como posso executar o Viewer através de um usuário não-administrador no Windows?

Solução:

Para que seja possível executar o Viewer com um usuário não-administrador, é preciso antes de tudo desabilitar o controle de verificação de usuários do Windows (UAC); porém, por questões de segurança e funcionamento do Elipse E3, esta opção não é recomendada.

Uma alternativa é desativá-lo apenas para certos programas. Para isto, deve-se criar um arquivo .SDB que libere a permissão do Viewer. Para isto, siga este procedimento:

1. Baixe e instale o Application Compatibility Toolkit. Para instalá-lo, realize o download do ADK (Windows Assessment and Deployment Kit) para o seu Windows. Instale somente o “Application Compatibility Toolkit”, conforme imagem abaixo:

2. Execute o Compatibility Administrator como usuário administrador.

3. No menu à esquerda, clique sobre New Database e crie uma Application Fix…, conforme imagem abaixo:

4. Na janela de criação do aplicativo, informe os nomes do programa e do fornecedor, bem como o local do aplicativo.

5. Clique em avançar até chegar a página Compatibility Fixes e marque a opção RunAsInvoker.

6. Logo após, avance até concluir a tarefa.

7. Para utilizá-lo, deve-se gerar o arquivo .SDB configurado. Para isso, selecione o Database, e então salve o arquivo clicando em File e depois em Save, escolhendo um diretório no computador.

8. Para executar o arquivo criado, deve-se abrir o prompt de comando do Windows (como administrador) e executar o seguinte comando:

sdbinst \app.sdb

Nota:

Para garantir o correto funcionamento do Viewer, é necessário executá-lo através de um usuário com permissões administrativas, pois algumas funções só estão disponíveis quando executado desta forma. Alguns exemplos são: o bloqueio da função Desabilita a troca de janelas, a criação e o acesso a pastas restritas do sistema, o acesso ao registro do Windows, e a execução de aplicações que exijam um administrador, entre outros. Lembre que estes problemas já poderiam ocorrer em versões anteriores, como os Windows 2003 e XP, por exemplo, e o conceito de UAC apenas fez com que isso ficasse mais claro.

 

Este artigo foi útil? Was this post helpful?
Yes4
No0

Comentários em “Executando o Viewer com um usuário sem permissão administrativa no Windows Vista/7/8/10.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com asterisco são obrigatórios *