Adicionando e salvando objetos de tela em tempo de execução.

 

Descrição:

É possível adicionar objetos de tela em tempo de execução e então salvá-los?

Solução:

Usando o método AddObject, é possível adicionar objetos de tela em tempo de execução.

Exemplo:

'Script que adiciona um retângulo na tela:
set obj = Screen.AddObject("DrawRect", False)
obj.X = 11243
obj.Y = 6266
obj.Height = 1500
obj.Width = 5000 
obj.ForegroundColor = "0"
obj.Activate()

Entretanto, não é possível salvar estes objetos, e eles não aparecerão no E3Studio. Também não é possível adicionar scripts nos objetos criados.

Porém, usando os recursos de XControls e de leitura e escrita de arquivos .TXT (ver artigo relacionado), foi desenvolvida a biblioteca Configurable Objects, onde é possível salvar todo o processo de adição de objetos em um arquivo de texto, na forma de script. Feito isso, executa-se este script no próprio E3Studio, usando o recurso CustomConfig para que os objetos inseridos em tempo de execução possam ser salvos.

Além disso, os objetos da biblioteca estão configurados para executar scripts salvos em arquivos de texto individuais. Desta forma, é possível modificar os scripts dos objetos em tempo de execução.

Instruções para usar a biblioteca:

1. Baixe o arquivo anexo e adicione-o ao seu projeto.
2. No E3Studio, adicione um objeto XcAddObject na tela.
3. Rode o Viewer, e use a ferramenta para adicionar alguns objetos.
4. Clique com botão direito nos objetos adicionados para adicionar um script (sempre no evento Click).
5. De volta ao E3Studio, clique com botão direito no objeto XcAddObject adicionado na tela, e escolha Atualizar.

 

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Anexos:

ConfigurableObjects.zip

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